Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 17º MÁX 30º

"Sempre que há uma boa notícia para o país o PS fica azedo"

O Ministro da Solidariedade e da Segurança Social sublinha a “tendência” de descida na taxa do desemprego, que diz ser um "sinal de confiança e de esperança" para quem ainda está sem trabalho.

"Sempre que há uma boa notícia para o país o PS fica azedo"
Notícias ao Minuto

12:55 - 05/08/15 por Notícias ao Minuto

Política Pedro Mota Soares

Em resposta à reação do Partido Socialista aos números do desemprego divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), Pedro Mota Soares disse que “sempre que há uma boa notícia para o país o Partido Socialista fica azedo e amargo”.

O PS condenou a “total insensibilidade social” com que o Governo aplaude os números da taxa de desemprego, que dão conta de uma descida de 1,8 pontos percentuais no segundo trimestre de 2015, passando de 13,7% para 11,9%.

“Por uma questão de respeito para com quem está desempregado não entro em guerras de números”, disse aos jornalistas o ministro da Solidariedade e da Segurança Social, até porque, sublinhou, “os critérios do INE são exatamente os mesmos que eram há quatro anos quando havia um Governo socialista”.

“Depois dos quatro anos mais difíceis que tivemos na nossa história democrática é muito bom ter uma taxa de desemprego mais baixa do que em 2011", ano de Governo socialista, reforçou ainda.

O ministro admite que há “muito trabalho pela frente”, mas diz que "Portugal deu a volta" e que “nunca estivemos tão perto da média da zona euro, o que é francamente positivo”.

Quando questionado sobre se os dados hoje divulgados podem estar condicionados pela sazonalidade (os números do INE não foram previamente ajustados a este fator), Pedro Mota Soares apenas reiterou que existe uma "tendência de descida nos últimos quatro anos”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório