Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 19º

Dados do INE irritam Governo. Mas eleições à porta evitam 'guerra'

Dados do INE para o mês de maio deixaram Passos Coelho sob fogo com acusações de que estava a mentir sobre a redução do desemprego.

Dados do INE irritam Governo. Mas eleições à porta evitam 'guerra'
Notícias ao Minuto

09:52 - 01/08/15 por Notícias Ao Minuto

Política Desemprego

O Governo está ‘em pé de guerra’ com o INE. O problema está na estimativa preliminar do desemprego no mês de maio, que ficou 0,8 pontos percentuais abaixo do que havia sido inicialmente anunciado. Os dados deixaram Passos Coelho em maus lençóis, mas a dois meses das eleições, a coligação não quer arranjar problemas.

Embora já anteriormente o Governo tivesse mostrado o seu descontentamento para com o Instituto Nacional de Estatísticas, as coisas pioraram na passada semana. Isto porque, lembra o Expresso, há um mês o INE estimava que o desemprego tinha subido em maio para 13,2% e agora reviu esses valores para 12,4%.

Ora isto levanta dois problemas: primeiro a dimensão bastante significativa da correção e segundo o impacto que os dados anteriores tinham tido no debate político e que levou a oposição a chamar o primeiro-ministro de mentiroso.

O Governo está furioso e critica o instituto, referindo que por se tratar de uma instituição independente não pode estar sem escrutínio. Porém, afirmar que teriam “de ser loucos para comprar uma guerra com o INE a dois meses das eleições”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório