Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Seguro quer reforços de capital deduzidos nos lucros das empresas

O secretário-geral do PS, António José Seguro, apresentou este domingo uma proposta que prevê benefícios para os sócios das Pequenas e Médias Empresas que invistam dinheiro na empresa.

Seguro quer reforços de capital deduzidos nos lucros das empresas
Notícias ao Minuto

18:24 - 03/02/13 por Patrícia Martins Carvalho

Política PME

O líder do PS apresentou uma proposta com vista a facilitar o financiamento das Pequenas e Médias Empresas (PME).

“Queremos que os empréstimos dos sócios das empresas possam beneficiar das mesmas condições daqueles que pedem um empréstimo ao banco”, explicou Seguro no encerramento de uma conferência do Laboratório de Ideias e Propostas para Portugal (LIPP) no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra.

Com esta proposta, o PS defende benefícios para os sócios das empresas que investem dinheiro próprio nas PME, pois passam a poder deduzir esse investimento nas despesas da empresa, ao mesmo tempo que liberta o financiamento das PME dos bancos. Actualmente, "um empresário, se for pedir dinheiro a um banco, os juros desse empréstimo deduzem nos lucros da empresa, são considerados como custos, mas se um empresário colocar dinheiro seu nessa mesma empresa, isso significa que não deduz absolutamente nada".

“Esta medida tem três vantagens. Primeiro há um reforço de capitais próprios da empresa ao mesmo tempo que se faz face a problemas de tesouraria. Segundo, reduz-se a dependência das empresas em relação ao crédito dos bancos e, em terceiro lugar, há menos transferência dos recursos da economia para o sector financeiro”, explicou.

Desta forma, frisa, “os empresários têm capacidade de produzir e preservam postos de trabalho, porque é de emprego que o País precisa”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório