Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Vitória do 'Não' reforça posição do governo grego

O partido Livre/Tempo de Avançar saudou os gregos pela sua "coragem e dignidade", considerando que a vitória do 'não' no referendo de hoje reforça a posição do governo da Grécia.

Vitória do 'Não' reforça posição do governo grego
Notícias ao Minuto

20:49 - 05/07/15 por Lusa

Política Livre

Num comunicado hoje divulgado, o partido, além do povo grego, saúda também o governo da Grécia "pela forma como, com determinação, se manteve fiel aos princípios da União Europeia: solidariedade e democracia".

Para o Livre/Tempo de Avançar, a "vitória clara" do 'não' "vem reforçar a posição do governo grego na busca de uma solução para a crise do euro".

"Respeitemos o povo grego e reconstruamos a Europa. Acabou o tempo dos ultimatos. A União Europeia deve agora arrepiar caminho, pôr termo à austeridade e resolver as dívidas públicas numa conferência de todos os países membros com todos os credores", defende o movimento na nota hoje divulgada.

O Livre/Tempo de Avançar considera que "é também chegada a hora de o governo português abandonar a sua irresponsável posição de inflexibilidade e bloqueio".

"Em nome do interesse nacional e do interesse europeu, Portugal deve estar do lado das soluções: reestruturação dívida e relançamento da economia já!", lê-se no comunicado.

Os eleitores gregos rejeitaram hoje em referendo as propostas dos credores internacionais -- Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional.

Com mais de metade dos votos contados, o "não" lidera com 61% e o "sim" regista 38%.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório