Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 19º

Deram a cara nas eleições de 2011 mas abandonaram 'o barco'

Foram cabeças-de-lista nas legislativas de 2011 mas nestes quatro anos, 40 deputados decidiram renunciar ao mandato. Saiba qual o partido mais 'afetado'.

Deram a cara nas eleições de 2011 mas abandonaram 'o barco'
Notícias ao Minuto

08:42 - 02/07/15 por Notícias Ao Minuto

Política Partidos

Ao longo dos últimos quatro anos de legislatura, 40 deputados eleitos acabaram por não cumprir o mandato até ao fim e renunciaram. Significa isto que, 17% dos eleitos trocaram o Parlamento por outra atividade política ou optaram mesmo por não continuar na política ativa, e seguir outras áreas, avança o jornal i.

O PS é o partido mas 'afetado' pelas interrupções de mandatos. Dos 74 eleitos em 2011, 16 optaram por deixar a Assembleia da República. Nove continuaram na política e sete optaram por voltar às suas áreas profissionais. A maioria dos que renunciaram foram ministros ou secretários de Estado nos governos de José Sócrates.

À direita, no PSD saíram 13 deputados mas também houve entre os 108 eleitos, quem preferisse trocar o Parlamento por uma autarquia ou por um lugar em Bruxelas.

Já no PCP, CDS e Bloco de Esquerda saíram apenas três. Alguns destes deputados, que decidiram renunciar ao mandato, ocuparam lugares importantes nas listas para as legislativas de 2011.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório