Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 19º

Chumbados projetos sobre adoção por casais do mesmo sexo

O projeto do Bloco de Esquerda (BE) sobre a adoção por casais do mesmo sexo foi, esta quinta-feira, chumbado na Assembleia da República com 119 votos contra e 89 a favor e 12 abstenções. No mesmo sentido, também o projeto do PS foi rejeitado pelos deputados com 119 votos contra, 91 favor e dez abstenções. Outro projecto do Partido Ecologista Os Verdes (PEV) foi também chumbado, com 120 votos contra, 91 favor e nove abstenções.

Chumbados projetos sobre adoção por casais do mesmo sexo
Notícias ao Minuto

19:33 - 22/01/15 por Notícias Ao Minuto

Política Parlamento

A Assembleia da República votou e chumbou hoje os projetos do BE, PS e PEV para estender a possibilidade de adoção aos casais homossexuais, com as duas maiores bancadas, PSD e PS, a darem liberdade de voto aos deputados.

Os projetos defendiam uma alteração à lei para que "todas as disposições legais relativas ao casamento" fossem interpretadas "independentemente do sexo dos cônjuges".

Mais concretamente, o projeto do Bloco foi rejeitado com 119 votos contra e 89 a favor e 12 abstenções. No mesmo sentido, o projeto do PS contou com 119 votos contra, 91 favor e dez abstenções, e o projecto do PEV foi também chumbado, com 120 votos contra, 91 favor e nove abstenções.

Antes, da votação destes três projetos, a maioria dos deputados do PSD e a totalidade da bancada do CDS chumbaram, na generalidade, o diploma do Bloco de Esquerda sobre procriação medicamente assistida, adoção e apadrinhamento civil por homossexuais.

Este diploma registou 91 votos favoráveis por parte da maioria dos deputados do PS (62) e de todos os deputados do PCP, Bloco de Esquerda e de "Os Verdes".

Estiveram ao lado da iniciativa legislativa do Bloco de Esquerda seis deputados do PSD (Joana Barata Lopes, Francisco Almeida, Cristovão Norte, Simão Ribeiro, Sérgio Azevedo e Teresa Leal Coelho).

[Notícia atualizada às 20h00]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório