Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Congresso vota proposta para Jardim ser presidente honorário

O novo líder do PSD/Madeira, Miguel Albuquerque, afirmou que será hoje votada no XV congresso regional uma proposta para que Alberto João Jardim seja declarado presidente honorário do partido, considerando ser esta "uma homenagem justa".

Congresso vota proposta para Jardim ser presidente honorário
Notícias ao Minuto

13:51 - 11/01/15 por Lusa

Política PSD Madeira

"Confirma-se [a proposta] e vai ser subscrita, estou certo, pela maioria dos militantes do partido", disse Albuquerque aos jornalistas à margem da votação para os elementos do Conselho de Jurisdição e presidente da Mesa do Congresso.

O novo presidente da Comissão Política do PSD/Madeira, eleito numa segunda volta que se realizou a 29 de dezembro, com 64% dos votos dos militantes, e é o sucessor do Alberto João Jardim, que desempenhou o cargo desde a sua fundação, há cerca de quatro décadas, considerou que esta é "uma homenagem justa a uma pessoa que deu o seu melhor ao serviço da Região".

"Todos os percursos são humanos, têm as suas falhas, mas temos de ser justos e fazer uma avaliação positiva do serviço relevante que Alberto João Jardim prestou à Madeira", declarou.

O novo responsável dos sociais-democratas madeirenses adiantou que o próximo passo será "auscultar, ouvir as forças vivas da sociedade na elaboração do programa de Governo para a Região Autónoma da Madeira".

Albuquerque sustentou ser "fundamental hoje que a população, os cidadãos se sintam representados no programa de governo" que o PSD/M pretende executar.

"Não podemos executar políticas, orientações para a nossa comunidade sem o consentimento expresso e a participação ativa da nossa sociedade", afirmou, vincando que este "será o primeiro passo a dar antes das eleições".

Miguel Albuquerque mencionou que nas conversas que manteve no sábado com o líder nacional do partido e primeiro ministro, Pedro Passos Coelho, que se deslocou à Madeira para marcar presença na sessão de abertura da reunião magna do PSD/Madeira, serviram para "reiterar a necessidade de estabelecer pontes de diálogo permanente entre as instituições da República e autonómicas, no sentido de trabalharem de forma útil para os interesses da Região e nacionais".

O novo líder do PSD/Madeira apontou que "existe um conjunto de dossiês que precisam de ser resolvidos e ter linhas de orientação para a sua resolução pendentes, como existirá sempre".

Mas, para Albuquerque, neste momento é necessário "discutir e elaborar um bom programa de governo, depois ganhar eleições com uma boa maioria e depois iniciar este trabalho importante que vai contar, com certeza, com a colaboração de todos".

O XV congresso regional do PSD/Madeira, que decorre este fim de semana no Funchal, subordinado ao tema 'Renovação', serviu para confirmar e aclamar por unanimidade o novo líder, Miguel Albuquerque.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório