Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Um ano depois, Câmara de Loures "está mais credível"

Um ano depois de ter assumido a presidência da Câmara de Loures, Bernardino Soares (CDU), faz um balanço positivo e afirma que o novo executivo conseguiu "retomar a credibilidade perdida", regularizando as dívidas da autarquia.

Um ano depois, Câmara de Loures "está mais credível"
Notícias ao Minuto

13:17 - 22/10/14 por Lusa

Política Bernardino Soares

O antigo líder da bancada parlamentar do PCP venceu as eleições autárquicas de setembro passado em Loures, sucedendo na câmara ao socialista Carlos Teixeira, que tinha presidido o município durante 12 anos.

Desde que assumiu funções, sempre lamentou a existência de problemas financeiros do município, que classificou de "dramáticos" e que só em compromissos assumidos do mandato anterior a autarquia deve mais de 20 milhões de euros.

Um ano depois, em entrevista à agência Lusa, Bernardino Soares referiu que a situação financeira continua "sensível", mas que o seu executivo tem feito tudo para regularizar as dívidas e para dar resposta aos problemas dos munícipes.

"Com maior ou menor descontentamento com este ou aquele problema ou insatisfação por alguma questão não resolvida penso que hoje é genericamente aceite a ideia de que o atual executivo está cá para trabalhar, com seriedade para tentar corresponder aos anseios da população", afirmou o autarca.

No que respeita a aspetos positivos durante o primeiro ano de mandato, Bernardino Soares destacou o "consenso" alcançado com o município vizinho de Odivelas para a criação de um serviço intermunicipalizado para o abastecimento de água e recolha de lixo (SIMAR), o protocolo assinado com as freguesias do concelho para a descentralização de competências e o investimento na Educação.

Como aspetos negativos, o autarca comunista apontou os constrangimentos financeiros da autarquia, a falta de respostas do Governo a algumas reivindicações do município e ainda a intenção da tutela de privatizar a Empresa Geral de Fomento (EGF), processo que tem merecido bastante oposição por parte da Câmara de Loures.

"O município de Loures tem tido um papel muito ativo junto da administração local para reivindicar por tudo aquilo que entendemos ser necessário para o concelho. Além da questão da Valorsul, que é a que tem sido mais visível, temos também pressionado o Ministério da Saúde em relação a unidades de Saúde que consideramos serem essenciais", apontou.

Relativamente a medidas para o futuro Bernardino Soares aponta como aspetos prioritários a reabilitação e a limpeza urbana, a melhoria dos transportes públicos e da rede viária, assim como o reforço do investimento na Educação e da iluminação pública.

"Há coisas que pensamos que fizemos bem e queremos continuar como a participação das pessoas, a gestão rigorosa, a dinamização cultural e depois intervir em outras áreas onde ainda não o fizemos", perspetivou.

A um nível mais pessoal, Bernardino Soares, que foi deputado parlamentar durante 18 anos, admitiu que a experiência como autarca o está a surpreender e ironizou com o facto dos seus oponentes nas últimas eleições terem dito que mesmo que ganhasse não iria assumir a presidência da câmara.

"Estou a gostar muito de cá estar e como é visível aquelas ideias que existiram antes das eleições não se confirmaram e cá estou, enquanto me quiserem, para dar o meu melhor em benefício do concelho", afirmou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório