Redução do IRS pelo Governo "é cortina de fumo" para descer IRC

O secretário-geral do PCP afirmou hoje que a proposta do Governo de reduzir o IRS, que estará em discussão no parlamento, na sexta-feira, é "uma cortina de fumo" e visa abrir caminho a uma descida do IRC.

paulo raimundo

© PCP

Lusa
29/06/2025 18:33 ‧ há 5 horas por Lusa

Política

Paulo Raimundo

Paulo Raimundo assumiu esta posição em conferência de imprensa, no final de uma reunião do Comité Central do PCP, numa declaração em que acusou o executivo PSD/CDS de adotar uma política "que tenta iludir a realidade a partir de uma máquina de propaganda com poderosos meios e instrumentos".

 

"Quando se exige justiça fiscal, desde logo com a descida do IVA na eletricidade, gás e telecomunicações, medidas com impacto real na vida da maioria, é levantada a cortina de fumo do IRS, que, sem qualquer impacto em milhões de trabalhadores e reformados com baixos rendimentos, serve para abrir caminho à descida do IRC", sustentou o secretário-geral do PCP.

Na sua declaração, o líder comunista apelou também a uma" intensificação da luta" contra as opções do Governo.

"Uma luta onde se confrontam os interesses da larga maioria com a minoria que se julga dona disto tudo", disse, contrapondo depois à atual situação "um caminho que requer a denúncia do capitalismo, a causa funda das injustiças, das desigualdades e da exploração".

"Um caminho que exige o fim da submissão do país aos desmandos de guerra dos Estados Unidos, da NATO e da União Europeia e reconhecer o Estado da Palestina. Um caminho de denúncia da mentira e da demagogia e o firme combate a conceções reacionárias", completou.

Perante os jornalistas, Paulo Raimundo disse ainda que o PCP "está empenhado" nas próximas eleições autárquicas, "juntando no plano local, em torno da CDU, a frente unitária e popular que reúne milhares de pessoas sem filiação partidária e até votantes e apoiantes de outras forças políticas".

No que respeita a iniciativas desenvolvidas pelo PCP, Paulo Raimundo referiu mais um dado: "Acabámos de realizar em Lisboa e no Porto, com milhares de participantes, a importante marcha sobre o lema Cumprir a Constituição - aumentar salários e pensões. Uma ação que culminou com a recolha de mais de 140 mil assinaturas com essa exigência".

Leia Também: António Filipe é candidato à Presidência da República. "Por unanimidade"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas