Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 17º

PSD do Porto acusa socialistas de "falta de memória" sobre IC35

A distrital do Porto do PSD manifestou-se hoje "perplexa" com as acusações dos socialistas sobre o anúncio feito pelo primeiro-ministro Passos Coelho acerca do lançamento do primeiro troço do IC (Itinerário Complementar) 35.

PSD do Porto acusa socialistas de "falta de memória" sobre IC35
Notícias ao Minuto

17:09 - 30/08/14 por Lusa

Política Distrital

"O Partido Socialista manifesta uma enorme falta de memória histórica, falta de decoro e desrespeito para com as populações dos concelhos que irão beneficiar dessa infraestrutura rodoviária, que, diga-se, é uma antiga e justíssima aspiração das populações dos concelhos de Penafiel, Marco de Canaveses e Castelo de Paiva", refere o presidente da estrutura social-democrata, Virgílio Macedo, citado num comunicado da distrital.

A Federação do Porto do Partido Socialista acusou na sexta-feira o primeiro-ministro de ter feito, no domingo passado, em Penafiel, afirmações "inaceitáveis e demagógicas" quando anunciou o lançamento do primeiro troço do IC35.

"Os últimos desenvolvimentos revelam-se demagógicos e inaceitáveis, à luz da legítima desconfiança com que as promessas deste Governo, quando se trata de salvaguardar o interesse público, a mobilidade e coesão das populações, nunca são, infelizmente, para levar a sério", lia-se num comunicado.

Em Penafiel, o primeiro-ministro disse à Lusa haver já condições para se avançar com o primeiro troço do IC35, entre Penafiel e Rans, numa extensão de quatro quilómetros.

Sobre o resto da infraestrutura, até Entre-os-Rios (cerca de mais 12 quilómetros), o chefe do Governo disse depender das negociações que ainda decorrem com a União Europeia relativas ao próximo quadro comunitário.

"Ao contrário do passado, em que inúmeras vezes responsáveis de Governos socialistas prometeram a realização da IC35, e entre essas promessas, relembramos, em particular, o anúncio realizado em 31 de agosto de 2009, em Castelo de Paiva, pelo antigo ministro das Finanças Teixeira dos Santos, que 'já tinha assinado um despacho conjunto com o ministério das obras públicas para que as Estradas de Portugal , até ao final de 2009, abrisse o concurso para a construção dessa infraestrutura'", lê-se no comunicado social-democrata.

A distrital do PSD do Porto considera que o anúncio do primeiro-ministro "reafirma o compromisso já anteriormente assumido no plano estratégico dos transportes e das infraestruturas de que a construção do IC35 é um investimento prioritário".

Para o PS, em causa está uma manobra de propaganda: "Esperemos, para bem das populações de Penafiel e do Marco de Canaveses, que seja para cumprir a promessa de construção do troço de Penafiel a Entre-os-Rios".

Os sociais-democratas entendem, contudo, que as críticas socialistas se enquadram nas atuais "lutas internas partidárias", que os impede de reconhecer "a seriedade deste Governo na defesa dos interesses dos portugueses" e, neste caso em particular, "a postura de seriedade na gestão e resolução de um dossiê que foi sistematicamente esquecido pelos governos socialistas".

AMV (APM) // ROC

Noticias Ao Minuto/Lusa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório