Mais de 40% dos cabeças-de-lista já 'bateu a porta' à Assembleia

A Assembleia da República é, agora, um lugar de caras novas. Do total de 230 deputados eleitos em junho, 26% saiu sem sequer ter assumido funções e 43% dos cabeças-de-lista eleitos já abandonou o cargo, lê-se na edição desta sexta-feira do Diário Económico.

Parlamento chumba alargamento da adoção a casais de homossexuais

© Reuters

Notícias Ao Minuto
08/08/2014 10:15 ‧ 08/08/2014 por Notícias Ao Minuto

Política

Parlamento

Francisco Louçã, Carlos Zorrinho, Francisco Assis, Miguel Frasquilho, Ana Drago e Almeida Henriques são alguns dos exemplos dados pelo Diário Económico mas a verdade é que não foram os únicos a sair.

De acordo com a mesma publicação, desde 5 de junho de 2011 que têm surgido novas caras na Assembleia da República. Dos 230 deputados eleitos pelos vários partidos nessa data, cerca de 26% já renunciou ou desistiu do cargo. Ao todo foram 43 os que saíram, destacando-se aqui nomes como José Sócrates e Alberto João Jardim, que nunca chegaram a ocupar um lugar no Parlamento.

No que toca aos cabeças-de-lista, os números são ainda mais surpreendentes, uma vez que dos 66 eleitos há três anos, apenas 37 permanecem na Assembleia. 43% (29) já disse ‘adeus’.

Segundo o Diário Económico, a ‘fuga’ de deputados deveu-se, em parte, às eleições autárquicas, que resultaram na saída de oito efetivos, como é o caso de Basílio Horta e Bernardino Soares do Partido Socialista (PS) e do PCP respetivamente, e às europeias, que levaram para Bruxelas Carlos Zorrinho e Francisco Assis (PS).

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas