Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 18º

PSD avisa para cansaço dos eleitores e culpa PS por instabilidade

O presidente do PSD avisou hoje que "as pessoas estão fartas de eleições e de jogos políticos" e responsabilizou o PS pela instabilidade governativa que levou a legislativas antecipadas em 2022 e no próximo dia 10 de março.

PSD avisa para cansaço dos eleitores e culpa PS por instabilidade
Notícias ao Minuto

16:03 - 20/02/24 por Lusa

Política PSD

Num almoço com a Confederação do Turismo de Portugal (CTP), Luís Montenegro foi desafiado pelo presidente desta entidade, Francisco Calheiros, a dizer como garantirá a estabilidade, se for primeiro-ministro, e voltou a defender que a AD (coligação que integra CDS-PP e PPM) é a força política com mais condições para a assegurar.

"Está tudo em aberto, mesmo um cenário de maioria mais robusta tem de ser equacionado", afirmou, numa alusão à maioria absoluta, e considerou até uma "vantagem comparativa" que o PS já tenha dito que não impedirá a formação de um Governo minoritário da AD.

Perante uma plateia da área do turismo, Montenegro avisou que "as pessoas estão fartas de eleições, estão fartas de jogos políticos", dizendo que as duas legislativas antecipadas aconteceram "por incapacidade do PS".

"Em 2021, o Governo caiu porque o PS se desentendeu com o PCP e o BE. Em 2023, o Governo caiu por incapacidade do PS -- esta mais difícil de explicar porque havia maioria absoluta -- não foi uma zanga do PS com outros partidos, foi no máximo ou no mínimo uma zanga consigo próprio. Não se aguentou, desmoronou-se", criticou.

Em 2021, a Assembleia da República foi dissolvida após o 'chumbo' do Orçamento do Estado e, em novembro do ano passado, o primeiro-ministro, António Costa, demitiu-se após ter sido tornado público pela Procuradoria-Geral da República que era alvo de um inquérito judicial instaurado pelo Ministério Público no Supremo Tribunal de Justiça a partir da Operação Influencer.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, aceitou de imediato a demissão do primeiro-ministro e decidiu dissolver o parlamento e marcou eleições legislativas antecipadas para 10 de março.

Caso vença as eleições sem maioria absoluta, o presidente do PSD reiterou que governará em maioria relativa "numa perspetiva de diálogo permanente" com os restantes partidos e com forças institucionais e sociais.

No almoço com a CTP, Montenegro comprometeu-se a, tal como fez nas listas de deputados, abrir um eventual elenco governativo da AD a independentes.

"Farei um esforço para que os portugueses se possam rever mais no seu Governo do que fizeram nos últimos anos", disse.

Já ao desafio lançado pelo presidente da CTP para que crie um Ministério ou pelo menos uma secretaria de Estado exclusivamente dedicada ao turismo, Montenegro não deu uma resposta definitiva.

No entanto, assegurando que quem tiver esta pasta num Governo que possa liderar terá assento num Conselho de Ministros temático mensal que pretende implementar sobre assuntos económicos (a par de outras duas áreas que também terão direito a reuniões específicas, como a transição climática e a transição digital).

[Notícia atualizada às 17h38]

Leia Também: Debate entre Montenegro e Pedro Nuno é o mais visto deste ano

Recomendados para si

;
Campo obrigatório