Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 19º

"Gaspar não defende consolidação orçamental pelo aumento de impostos"

O vice-presidente da bancada parlamentar, Miguel Frasquilho, diz, em entrevista ao jornal Sol, que não concorda em tudo com o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, e considera que o governante não está confortável com o Orçamento de 2013, que prevê, tal como ele próprio referiu, um “enorme aumento de impostos”.

"Gaspar não defende consolidação orçamental pelo aumento de impostos"
Notícias ao Minuto

10:01 - 30/11/12 por Notícias Ao Minuto

Política Frasquilho

Miguel Frasquilho afirma, em entrevista ao jornal Sol, que conhece Vítor Gaspar há anos e que sabe que o actual ministro das Finanças não defende uma consolidação orçamental pela via da subida dos impostos.

“Eu conheço o professor Vítor Gaspar há anos, sei o que ele defende, e o que defende não é consolidação orçamental pelo aumento de impostos”, conta o vice-presidente da bancada parlamentar do PSD. “Ele viu-se num estado de necessidade que nós compreendemos. E o nosso desconforto será igual ao do CDS”, adiantou.

Na mesma entrevista, Miguel Frasquilho arrisca que o desconforto que se sente no PSD em relação ao Orçamento do Estado para o próximo ano é partilhado pelo próprio Governo. “O desconforto na bancada do PSD é, não tenho dúvidas, o mesmo que existe… no próprio Governo”, referiu Frasquilho, argumentando que nenhum Governo gosta de apresentar um orçamento destes e que, “quando se chega a este ponto é por absoluta necessidade”.

O vice-presidente da bancada social-democrata falou ainda sobre as redefinições das funções do Estado, considerando que se gasta demais na Educação, Segurança Interna e Justiça. Por isso, defende Miguel Frasquilho, devia-se avançar para os co-pagamentos, salvaguardando quem não pode pagar. “Isto é uma opinião meramente pessoal. Não me causa problema que vários serviços possam ser assegurados por públicos, privados ou na esfera social”, indica Frasquilho, acrescentando que os serviços “têm que ser bons, eficientes, continuando a garantir acesso a quem não pode pagar”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório