Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 10º MÁX 19º

Travão nas rendas? "Sou contra. Cabe ao Estado criar condições de apoio"

Na ótica do social-democrata, "cabe ao Estado criar condições de apoio", uma vez que "temos leis e compromissos que estão assumidos".

Travão nas rendas? "Sou contra. Cabe ao Estado criar condições de apoio"
Notícias ao Minuto

09:34 - 14/09/23 por Notícias ao Minuto

Política Miguel Relvas

O antigo vice-presidente do Partido Social Democrata (PSD), Miguel Relvas, mostrou-se contra o possível ‘travão’ ao valor das rendas, tendo considerando, na quarta-feira, que “cabe ao Estado criar condições de apoio”, uma vez que “temos leis e compromissos que estão assumidos”.

“Temos um primeiro-ministro que, muitas vezes, é imprevisível; particularmente quando as dificuldades se aproximam. Temos um Governo que promete milagres, mas pode cair das nuvens neste momento mais difícil que estamos a viver na Europa”, começou por considerar o atual comentador da CNN Portugal, no seu espaço naquele canal televisivo.

Miguel Relvas foi taxativo, tendo afirmado ser “contra” o ‘travão’ do Governo, sem o qual as rendas poderão disparar 6,94% em 2024.

“Sou contra este travão, acho que não tem razão de ser. Até porque estas medidas não podem ser horizontais. Temos leis e compromissos que estão assumidos. Cabe ao Estado, que tem margem, porque esta situação tem permitido uma grande arrecadação, criar condições de apoio para aqueles mais novos ou mais velhos que são mais necessitados. Aí, o Estado tem de apoiar e deve apoiar”, complementou.

Na sua ótica, também a banca “poderia fazer um esforço porque, em 2011, quando esteve numa situação particularmente difícil, foi o dinheiro dos impostos e dos portugueses com o fundo de resolução que ajudou a resolver” os seus problemas.

“O Governo não pode tirar a uns para dar a outros”, disse, ao mesmo tempo que atirou que “o homem de Estado é aquele que tem resposta para os momentos difíceis”, enquanto “os políticos são aqueles que andam neste jogo do dia a dia e não pode ser, é preciso confiança”.

Sublinhe-se que o primeiro-ministro, António Costa, afirmou, no mesmo dia, que o Governo está a avaliar o valor do travão a aplicar às rendas, e que falará em breve com as associações de proprietários e inquilinos, para "procurar encontrar o valor que seja mais próximo possível" das possibilidades das famílias e do valor fixado na lei.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, garantiu confiar que as medidas que o Executivo adotar "serão positivas", escusando-se a comentar o assunto, que remeteu para o Governo.

Leia Também: Rendas? Governo avalia 'travão', Marcelo está confiante. O que se sabe

Recomendados para si

;
Campo obrigatório