Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 19º

Novo imposto sobre a banca em Itália? "Sensação de injustiça é o caldo"

A deputada socialista, Alexandra Leitão, sublinhou, no entanto, que sobre a medida "sabe-se pouco".

Novo imposto sobre a banca em Itália? "Sensação de injustiça é o caldo"
Notícias ao Minuto

23:40 - 10/08/23 por Notícias ao Minuto

Política Alexandra Leitão

A deputada socialista, Alexandra Leitão, comentou a aprovação em Itália da criação de um imposto de 40% sobre os lucros extraordinários dos bancos, frisando que sobre a medida "sabe-se pouco", mas que concorda "a certo ponto".

A ex-ministra de António Costa defendeu, no entanto, no programa Crossfire da CNN, que "é evidente que tem um simbolismo importante", embora "ainda não se perceba exatamente os seus contornos".

Dando o exemplo de Portugal, Alexandra Leitão salientou que "a dissociação a que assistimos entre aquilo que os bancos cobram pelo que emprestam e aquilo que remuneram pelos depósitos dos seus clientes é uma diferença tão grande que cria uma sensação de injustiça às pessoas".

De forma a justificar as palavras, a socialista frisou que "quando o banco empresta, cobra uma taxa elevada e que tem vindo sempre a subir". "Esse dinheiro é caro para o cliente e depois quando depositam no banco, a remuneração que o seu depósito tem é muito mais baixa", continuou.

Para Alexandra Leitão, "é nesta diferença que estão duas coisas importantes: o lado económico, que é onde estão lucros - que, por ventura, serão excessivos - e outra mais política, que é um sentimento de injustiça social [já referido]". 

"Este sentimento de injustiça social é o caldo para medidas como esta e que, em tese, tem um princípio que não deixo de perceber e, a certo ponto, concordar", elaborou.

Recorde-se que o governo italiano, de Giorgia Meloni, aprovou a criação de um imposto de 40% sobre os lucros extraordinários dos bancos, limitado aos anos de 2022 e 2023, sem exceder 25% do património líquido.

As receitas serão inteiramente destinadas a "apoiar a compra de hipotecas e a redução de impostos", justificou o Governo.

Leia Também: Itália. Novo imposto sobre banca não pode exceder 0,1% do total de ativos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório