Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

Visita de Costa à Hungria? Eis as questões que a IL quer ver respondidas

"Estamos num momento em que António Costa não consegue apresentar uma versão completa, credível e esclarecedora sobre as situações em que se envolve", acusou o líder da IL.

Visita de Costa à Hungria? Eis as questões que a IL quer ver respondidas
Notícias ao Minuto

23:50 - 19/06/23 por Notícias ao Minuto

Política Rui Rocha

O líder da Iniciativa Liberal (IL), Rui Rocha, divulgou, esta segunda-feira, as três questões que remeteu ao primeiro-ministro, António Costa, acerca da sua visita à Hungria para assistir à final da Liga Europa, no passado dia 31 de maio.

Na rede social Twitter, o liberal começou por apontar que já existem "três versões para a utilização do Falcon na ida de António Costa a Budapeste", entre as quais o "abraço a José Mourinho", "a escala técnica", ambas dadas pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o "convite da UEFA", dada pelo primeiro-ministro.

Sublinhando que "estamos num momento em que António Costa não consegue apresentar uma versão completa, credível e esclarecedora sobre as situações em que se envolve", Rui Rocha decidiu dirigir ao primeiro-ministro três questões sobre o tema.

Eis as questões na íntegra:

  • "Se o senhor primeiro-ministro foi convidado pela UEFA para assistir à final da Liga Europa, por que razão(ões) não fez constar esse evento da sua agenda oficial?"
  • "Em que outras ocasiões (quais, em que datas e com que fins) foram utilizados recursos do Estado, nomeadamente aeronaves da Força Aérea, para visitas que não constavam da sua agenda oficial?"
  • "Foi a participação na final da Liga Europa a motivar a antecipação do debate com o Governo sobre política geral que ocorreu a 24 de Maio, na Assembleia da República, mas estava previsto inicialmente para 31 de Maio?"

Rui Rocha já tinha considerado esta segunda-feira, em declarações aos jornalistas, ser necessário esclarecer a presença do primeiro-ministro na final da Liga Europa de futebol.

Em causa está o facto de António Costa ter feito uma escala em Budapeste, em 31 de maio, quando seguia a caminho da Moldova para a cimeira da Comunidade Política Europeia, sem que o evento tivesse sido colocado em agenda. De acordo com o jornal Observador, o chefe do governo português viajou num Falcon 50 da Força Aérea Portuguesa e assistiu ao jogo na Puskás Arena, ao lado do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán.

Após a divulgação da notícia que dava conta da visita de Costa à Hungria, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou que tinha sido informado da escala. 

"O primeiro-ministro ia para uma reunião internacional e entendeu que devia dar um abraço a José Mourinho. Ele disse-me 'é um português que está envolvido, vou-lhe dar um abraço, pode ser que dê sorte' e quase ia dando", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.

Leia Também: Do institucional à coerência. Os "3 problemas" da ida de Costa à Hungria

Recomendados para si

;
Campo obrigatório