Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

PSD revela que diretor do Hospital de Ovar deixou funções

O PSD de Ovar revelou hoje que o diretor do Hospital Francisco Zagalo deixou funções e não tem substituto, apontando o "silêncio" sobre essa saída como sinal de que o Governo referenciará o concelho para Aveiro, contra vontade popular.

PSD revela que diretor do Hospital de Ovar deixou funções
Notícias ao Minuto

16:21 - 23/03/23 por Lusa

Política Hospital Francisco Zagalo

"Esta opção do próprio [Luís Miguel Ferreira] e do Ministério da Saúde, aliada ao facto de não ter existido -- nem, ao que sabemos, vir a existir -- qualquer substituição para preencher a vaga de presidente do conselho diretivo do Hospital de Ovar, indicia que a decisão sobre a inclusão do Francisco Zagalo na futura Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro estará tomada, ao contrário daquilo que tem sido publicamente garantido pelo Governo", afirma o PSD, em comunicado.

O ex-diretor Luís Miguel Ferreira, do PS, vinha presidindo ao conselho diretivo da unidade hospitalar de Ovar desde 2017 e confirma o fim da ligação ao referido hospitalar no seu perfil da rede social Linkedin, onde indica que este mês passou a integrar a administração dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

A sua saída verifica-se numa altura em que a comunidade vareira aguarda que o Governo torne pública a sua decisão final quanto à reorganização dos serviços regionais de saúde, já que, como demonstrado em protestos públicos e em petições, a população de Ovar não quer ficar afeta à Unidade Local de Saúde (ULS) de Aveiro - como proposto pela tutela e inicialmente apoiado pela liderança social-democrata da Câmara de Ovar, em posição conjunta das autarquias da Comunidade Intermunicipal da Ria de Aveiro.

Os habitantes de Ovar preferem manter-se ligados ao concelho vizinho de Santa Maria da Feira, que também tem uma ULS já anunciada, e é por isso que o PSD considera que a cessação das funções de Luís Miguel Ferreira no Hospital Francisco Zagalo e a sua nomeação como "vogal executivo do conselho de administração dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde" é um "mau indício" para os utentes do território vareiro.

Os sociais-democratas dizem ainda "estranhar" que o PS de Ovar "se mantenha em silêncio sobre este facto, que, além de grave, contraria tomadas de posição dos órgãos autárquicos e, sobretudo, da Assembleia Municipal, na qual foi aprovada -- por unanimidade -- uma moção conjunta rejeitando a integração do Hospital de Francisco Zagalo na futura ULS da Região de Aveiro".

O PSD acrescenta que "continuará a exigir o reforço dos cuidados de saúde no concelho", nomeadamente "que os munícipes de Ovar sejam referenciados para o Centro Hospitalar do Entre Douro e Vouga", em Santa Maria da Feira, e que "o Ministério da Saúde proceda à abertura do Serviço de Urgência Básica do Hospital Francisco Zagalo e ao reforço do respetivo bloco operatório, sem esquecer a reabertura dos Polos de Saúde de Maceda e Arada".

A Lusa contactou a assessoria de Luís Miguel Ferreira e do Hospital Francisco Zagalo, mas ainda não obteve resposta. O Ministério da Saúde também não deu esclarecimentos sobre o assunto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório