Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Mariana Mortágua deverá avançar para liderança do Bloco de Esquerda

Catarina Martins, atual coordenadora do Bloco de Esquerda, não se vai recandidatar na próxima convenção do partido, agendada para 27 e 28 de maio. A sucessora já terá sido escolhida, a nível interno.

Mariana Mortágua deverá avançar para liderança do Bloco de Esquerda
Notícias ao Minuto

15:00 - 14/02/23 por Notícias ao Minuto

Política BE

Mariana Mortágua reunirá consenso interno no partido e será candidata a líder do Bloco de Esquerda. A decisão vai ser anunciada nos próximos dias, avança a SIC.

Sublinhe-se que Marisa Matias e Pedro Filipe Soares, dois dos principais nomes do partido, já indicaram esta terça-feira que não serão candidatos à liderança, uma indicação de que o Bloco já poderá ter reunido consenso em torno de Mariana Mortágua. Segundo o Público, essa é, aliás, a solução que já vinha a ser preparada internamente, no caso de saída de Catarina Martins.

O anúncio surge depois de, esta manhã, Catarina Martins anunciar que vai sair da liderança do partido - cargo que desempenha desde 2014 - no próximo mês de maio, não se recandidatando na próxima convenção do partido, que se realiza a 27 e 28 de maio.

"Comuniquei aos e às ativistas do Bloco de Esquerda que não serei candidata a coordenadora na próxima Convenção Nacional do Bloco", anunciou disse esta manhã Catarina Martins. 

Questionada sobre uma eventual candidatura às próximas europeias, Catarina Martins reiterou que hoje estava a anunciar "aquilo que exige este momento".

"Este é o momento para que a coordenação do Bloco seja assumida por outra pessoa. Não estou a anunciar nem mais nem menos do que isto, com a tranquilidade de ter feito o melhor que sabia durante este período, com a tranquilidade de saber que o Bloco tem hoje um amplo reconhecimento popular pela sua coerência e também tem muitas pessoas com toda a capacidade e a preparação", reiterou.

Leia Também: "Faz parte". Marcelo deixa "palavra de cumprimento" a Catarina Martins

Recomendados para si

;
Campo obrigatório