"A Catarina Martins foi e é uma líder forte, carismática, corajosa e generosa, além de uma querida amiga", escreveu esta terça-feira Marisa Matias numa publicação feita na rede social Twitter.
"Ajudou-nos a fazer caminhos difíceis e a reforçar o partido. Continuaremos a fazer todos os caminhos que houver por fazer com quem vier e se queira juntar. Obrigada, Catarina", pode ler-se ainda na publicação.
À rádio Observador, a ex-candidata presidencial e eurodeputada do Bloco de Esquerda disse não estar disponível para suceder a Catarina Martins na liderança. “Decisão vai ser tomada na convenção, mas não admito", afirmou.
A @catarina_mart foi e é uma líder forte, carismática, corajosa e generosa, além de uma querida amiga. Ajudou-nos a fazer caminhos difíceis e a reforçar o partido. Continuaremos a fazer todos os caminhos que houver por fazer com quem vier e se queira juntar. Obrigada, Catarina ️ pic.twitter.com/BcxhFOt2FC
— Marisa Matias (@mmatias_) February 14, 2023
Recorde-se que Catarina Martins vai sair da liderança do Bloco de Esquerda (BE) em maio, não se recandidatando na próxima convenção do partido, anunciou a mesma em conferência de imprensa, esta terça-feira, a partir de Lisboa.
"Comuniquei aos e às ativistas do Bloco de Esquerda que não serei candidata a coordenadora na próxima Convenção Nacional do Bloco", anunciou.
Questionada sobre uma eventual candidatura às próximas europeias, Catarina Martins reiterou que hoje estava a anunciar "aquilo que exige este momento".
"Este é o momento para que a coordenação do Bloco seja assumida por outra pessoa. Não estou a anunciar nem mais nem menos do que isto, com a tranquilidade de ter feito o melhor que sabia durante este período, com a tranquilidade de saber que o Bloco tem hoje um amplo reconhecimento popular pela sua coerência e também tem muitas pessoas com toda a capacidade e a preparação", reiterou.
Leia Também: Catarina Martins "sai porque quer". "Continuaremos a contar com ela"