Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

José Soeiro leva Legos para a AR em audição de ministra. As imagens

Na resposta, a ministra do Trabalho asseverou que "brincar com Legos com a sustentabilidade da Segurança Social acho que é, no mínimo, não ter noção da importância" desta.

José Soeiro leva Legos para a AR em audição de ministra. As imagens
Notícias ao Minuto

10:33 - 25/10/22 por Notícias ao Minuto

Política Parlamento

José Soeiro, deputado pelo Bloco de Esquerda (BE), levou Legos, esta segunda-feira, para a audição de Ana Mendes Godinho na Assembleia da República. "Hoje na audição com a Ministra do Trabalho recorri a Legos (um 'método Paulo Sá') para demonstrar os truques do Governo sobre as pensões e sobre a sustentabilidade da Segurança Social", escreveu o parlamentar no Facebook, onde partilhou também o vídeo da sua intervenção. 

Ao colocar alguns dos famosos blocos à sua frente, José Soeiro começou por pedir à ministra para "imaginar que isto é uma pensão". "Se a senhora ministra cumprisse a lei, tinha que aumentar 8% a pensão desta pensionista", afirmou, ao colocar mais Legos - desta vez vermelhos - no topo dos que inicialmente tinha mostrado. 

"Só que a senhora ministra entendeu que, este ano, não ia subir os 8% da lei, ia subir só 4% e os outro 4% ia dar aos pensionistas em outubro, dizendo que assim ficam com maior disponibilidade de rendimento no imediato", prosseguiu o bloquista, recorrendo sempre aos Legos - e adicionando mais um 'monte' junto ao primeiro e à 'boneca' reformada. 

A explicação de José Soeiro, que teve como objetivo 'desmontar' aquilo a que chama "truque" na atualização das pensões, continuou: "Simplesmente para o ano, se as pensões em 2024 aumentarem mais 4%, esta seria a pensão que teria direito de acordo com a lei e, com o mecanismo do Governo, mesmo que para o ano aumentem 4%, a pensão vai ser sempre menor". 

"Este corte vai permanecer na pensão para sempre. Porque esta parte da pensão não foi incorporada"

Na resposta, a ministra Ana Mendes Godinho apontou que, "ao contrário do senhor deputado", não brinca "com a sustentabilidade da Segurança Social com Legos". "Não brinco e acho que nenhum de nós devia brincar, porque se há instrumento poderoso que nos une a todos como sociedade é a Segurança Social e o sistema de proteção coletiva. Brincar com Legos com a sustentabilidade da Segurança Social acho que é, no mínimo, não ter noção da importância" desta. 

Veja a declaração - e as 'explicações' do deputado - no vídeo:

Leia Também: Ministra destaca "dimensão" da operação de pagamento do apoio de 125€

Recomendados para si

;
Campo obrigatório