Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Entre 'selfies', Jerónimo elogia atletas que "fazem das tripas coração"

O secretário-geral do PCP apelou hoje ao Governo para que tenha em conta as dificuldades dos movimentos associativos e atletas que "fazem das tripas coração", numa iniciativa em que foi recebido com vários pedidos de 'selfies' e beijinhos.

Entre 'selfies', Jerónimo elogia atletas que "fazem das tripas coração"
Notícias ao Minuto

19:30 - 03/09/22 por Lusa

Política Festa do Avante!

Poucos minutos depois das 17:00, sob um sol ameno na Quinta da Atalaia, em Setúbal, onde se realiza a 46.ª edição da "Festa do Avante!", o secretário-geral do PCP atravessou um dos portões de acesso ao campo do Espaço do Desporto, com um 'look' casual e acompanhado pela jovem dirigente comunista Alma Rivera. Na "Festa" não há espaço para fatos, ainda mais quando o desporto é o assunto do dia.

Avizinhava-se o início do torneio de andebol, rugby e corfebol em cadeira de rodas e Jerónimo de Sousa aproximou-se dos vários participantes que por lá se preparavam.

Rodeado de pessoas, entre abraços, beijos e apertos de mão, Jerónimo estava no seu meio, e o sorriso com que cumprimentou atletas e visitantes do "Festa" era evidente. E se pelo país fora as 'selfies' se tornaram a imagem de marca do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na Quinta da Atalaia a 'estrela' foi outra.

"Quem é ele? É o presidente deste partido?": a pergunta foi feita por uma mulher brasileira a várias pessoas que compunham a multidão que acompanhou o secretário-geral comunista para todos os cantos do recinto desportivo.

O secretário-geral tirou várias fotografias com atletas em cadeiras de rodas e recebeu cumprimentos de inúmeros apoiantes que, perante o aparato no local, se acercavam do líder comunista para lhe agradecer ou até dizer: "Estás em forma, pá".

Momentos mais tarde, em declarações aos jornalistas, Jerónimo de Sousa defendeu que o próximo Orçamento do Estado terá que ter em conta "a realidade das dificuldades económicas e financeiras desse movimento associativo, dos próprios atletas que fazem das tripas coração para conseguir os resultados que conhecemos".

Falando em concreto da participação desportiva das pessoas com deficiência, Jerónimo realçou a sua importância "no quadro do desenvolvimento integral do indivíduo".

"E merecem, por isso, a nossa saudação, tal como os dirigentes do movimento associativo com grande responsabilidade no acompanhamento que por muitas vezes falta por parte dos governos em relação a essas pessoas", completou.

Garantindo que o PCP irá continuar a apresentar propostas na Assembleia da República sobre esta matéria, o líder comunista manifestou preocupação com a possibilidade de, "num quadro de agravamento da situação económica e social a cultura, tal como o desporto, possam sofrer as consequências dessa mesma situação de agravamento".

No meio dos vários apoiantes que apareciam para cumprimentar Jerónimo de Sousa estava a irmã de Carla Sacramento, medalha de ouro nos 1.500 metros no Campeonato do Mundo de Atletismo em 1997, em Atenas (Grécia), que quis deixar uma mensagem ao secretário-geral.

Na missiva em papel, a que a Lusa teve acesso, Carla Sacramento congratulou-se com o regresso "em força" das atividades desportivas "depois de dois anos de pandemia, onde o desporto foi uma das áreas mais afetadas tendo-se perdido muitos atletas", parte deles a iniciar a sua atividade desportiva.

"Estamos em mais uma Festa do Avante onde o desporto é valorizado em todos os seus valores, a amizade, o respeito, a camaradagem e acima de tudo a alegria, com a realização de inúmeras atividades por onde ao longo de três dias passam centenas de atletas", lê-se na mensagem.

Habituada à pista e à estrada, a atleta realçou os 10 quilómetros da "Corrida da Festa", cujo tiro de partida está previsto para as 09:30 de domingo.

Leia Também: Avante!: Jerónimo hesita quanto ao regresso como líder

Recomendados para si

;
Campo obrigatório