Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

António Costa foi à bancada do PSD cumprimentar Rui Rio antes de debate

O primeiro-ministro, António Costa, foi hoje cumprimentar pessoalmente o ex-presidente do PSD, Rui Rio, sentado na quarta fila da bancada do PSD, antes do arranque do debate parlamentar do estado da nação.

António Costa foi à bancada do PSD cumprimentar Rui Rio antes de debate
Notícias ao Minuto

15:40 - 20/07/22 por Lusa

Política Estado da Nação

Poucos minutos antes do início do debate, e quando o Governo já estava todo no hemiciclo, António Costa saiu do seu lugar ao centro da bancada do executivo e dirigiu-se à do grupo parlamentar do PSD.

O primeiro-ministro cumprimentou então de forma calorosa Rui Rio, que assistia ao plenário na quarta fila, ao lado do antigo dirigente do PSD Maló de Abreu.

Já no período de debate, e antes de iniciar a sua resposta ao líder parlamentar do PSD, Joaquim Miranda Sarmento, Costa fez questão de saudar publicamente Rui Rio.

"Quero cumprimentar o dr. Rui Rio e agradecer o melhor contributo que deu ao nosso país, sobretudo em momentos tão duros e tão difíceis como o da pandemia. Muito obrigada, senhor deputado", agradeceu, recebendo palmas da bancada do PS, mas também de parte do grupo parlamentar do PSD.

Rui Rio, que presidiu ao PSD durante quatro anos e meio, deixou o cargo em 03 de julho, com a tomada de posse do seu sucessor, Luís Montenegro, que hoje também está no parlamento, assistindo ao debate do estado da nação a partir do gabinete reservado ao presidente do partido na Assembleia da República.

Esta deverá ser a última vez que António Costa e Rui Rio se cruzam no plenário do parlamento, já que o ex-líder social-democrata manifestou a intenção de deixar as funções de deputado no início de setembro.

Por seu lado, Luís Montenegro chegou hoje ao corredor do PSD no parlamento cerca das 14:20, acompanhado do líder parlamentar, Joaquim Miranda Sarmento, e de alguns dos 'vices' da bancada.

Questionado pelos jornalistas sobre o significado da sua presença hoje no parlamento, respondeu apenas: "Significa o apoio ao grupo parlamentar".

Em seguida, entrou para o gabinete do presidente do PSD dentro do grupo parlamentar, onde foi fotografado com Miranda Sarmento, que admitiu que os dois conversaram para preparar o debate do estado da nação.

Hoje será também a 'estreia' de Joaquim Miranda Sarmento, que foi eleito líder parlamentar do PSD na semana passada com 59%, um resultado bastante abaixo do seu antecessor, Paulo Mota Pinto, que tinha sido eleito em abril com 92% dos votos, mas que marcou eleições antecipadas a pedido de Luís Montenegro.

[Notícia atualizada às 16h38]

Leia Também: Novo líder do PSD vai assistir ao debate no seu gabinete no Parlamento

Recomendados para si

;
Campo obrigatório