Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Isabel Moreira afirma que Zelensky "fez bem em recordar-nos de Abril"

Deputada pelo PS deixou uma consideração sobre a sessão solene que esta quinta-feira teve lugar na Assembleia da República e que contou com a participação do presidente da Ucrânia. A parlamentar deixou ainda um agradecimento a Augusto Santos Silva.

Isabel Moreira afirma que Zelensky "fez bem em recordar-nos de Abril"
Notícias ao Minuto

23:57 - 21/04/22 por Notícias ao Minuto

Política Isabel Moreira

Isabel Moreira, depois de ter assistido à sessão solene em que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, discursou, por videoconferência, na Assembleia da República, recorreu ao Facebook para traçar um perfil do que considerou que a cerimónia simbolizou e 'trouxe' ao nosso país. 

"Estamos sempre em tempos de vésperas. E é no presente que devemos traçar o melhor dessas vésperas. Hoje foi tudo certo. O presidente da Ucrânia é o representante legítimo de um país agredido ilegalmente. É um resistente corajoso que fala ao mundo como pode, dando conta do que é lutar pela independência e pela sobrevivência", começou por escrever a deputada pelo PS, não esquecendo de comentar o conteúdo da intervenção do chefe de Estado ucraniano. 

Para a parlamentar, Zelensky "fez bem em recordar-nos de Abril". "Fez bem em recordar-nos da nossa influência na CPLP. Fez bem em lutar pelo que desesperadamente faz falta a um país devastado, assassinado, violado e que luta pelos valores que unem os democratas".

E mais. Isabel Moreira considerou, na mesma nota, que "não vale a pena discutir os defeitos da Ucrânia" e que "não temos de amar tudo o que se desenvolve naquele país, nem temos de ver naquele homem que resiste o homem que teria o nosso voto". "Essa conversa é absurda", vincou. 

Putin "é o inimigo da paz e da Democracia que se atreveu a dizer que a Ucrânia não é um país. Há um agressor e um agredido", sublinhou.

O agradecimento a Augusto Santos Silva

Ressalvando que "Portugal tem um posicionamento claro em matéria de direito internacional e de direitos humanos", a deputada acrescentou estar "muito grata" a Augusto Santos Silva, presidente da Assembleia da República. 

"O seu discurso é o verbo da nossa República. Sinto-me representada, enquanto cidadã de Portugal, da Europa e do mundo, num Presidente da AR que fala da maior ligação que temos uns com os outros que gera tudo o resto, essa de sermos seres humanos, sentindo o outro como igual na dignidade e na liberdade. Estou muito grata", escreveu. 

Leia Também: Zelensky e a ditadura em Portugal: "Vocês sabem o que estamos a sentir"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório