Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

"É difícil defender a democracia, a liberdade e os direitos humanos"

Rui Rio acredita que a "ganância económica" e a "hipocrisia" tornam "difícil, senão mesmo impossível, combater os Putin".

"É difícil defender a democracia, a liberdade e os direitos humanos"
Notícias ao Minuto

09:35 - 18/03/22 por Notícias ao Minuto com LUSA

Política Rui Rio

O líder do PSD, Rui Rio, recorreu às redes sociais para comentar o facto de dez países da União Europeia (UE) terem exportado armas para a Rússia, depois do embargo de 2014, podendo algumas estar a ser utilizadas na invasão russa.

Segundo dados do jornal Público, um terço dos Estados-membros da UE exportou armas para a Rússia, o que Rio acredita que expõe a "ganância económica e a habitual hipocrisia, acima dos valores e dos próprios acordos que se assinam".

Na sua página do Twitter, o social-democrata frisou que "assim é difícil defender a democracia, a liberdade e os direitos humanos", acrescentando que "é difícil, senão mesmo impossível, combater os Putin, a que este mundo vai dando existência".

Os dados analisados pelo consórcio Investigate Europe indicam que entre 2015 e 2021 pelo menos dez Estados-membros exportaram armas para a Rússia. De acordo com a investigação do consórcio, alguns países da UE usaram uma lacuna legal nos regulamentos para continuar o seu comércio.

O Grupo de Trabalho sobre Exportação de Armas Convencionais do Conselho da UE (COARM) explicou numa resposta enviada ao Investigate Europe que "o embargo de armas da UE contém a seguinte isenção: contratos celebrados antes de 1 de agosto de 2014 ou contratos acessórios para a execução de tais contratos; os números que se encontram na base de dados devem ser abrangidos por esta isenção; os Estados-membros são responsáveis por assegurar o cumprimento do embargo de armas e da Posição Comum da UE".

Leia Também: Ataque ao teatro "fere todos os europeus" e exige "tomada de posição"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório