Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Operação Marquês. "Não sou juiz, mas creio que foi feita justiça"

Duarte Marques pensa que Ricardo Salgado "só poderia ter como desfecho esta condenação que hoje ficámos a conhecer".

Operação Marquês. "Não sou juiz, mas creio que foi feita justiça"
Notícias ao Minuto

23:09 - 07/03/22 por Beatriz Maio

Política Ricardo Salgado

O deputado da Assembleia da República, Duarte Marques, manifestou a sua opinião quanto à decisão anunciada, esta segunda-feira, em relação à condenação de Ricardo Salgado a seis anos de prisão efetiva do processo extraído da Operação Marquês.

"A quantidade de maroscas feitas ou ordenadas por Ricardo Salgado que pudemos comprovar na famosa e honrosa Comissão de Inquérito ao grupo BES/GES só poderia ter como desfecho esta condenação que hoje ficámos a conhecer", pode ler-se na publicação de Duarte Marques.

O social-democrata acrescentou ainda: "Não sou juiz, mas creio que foi feita justiça".

Na leitura da decisão, o presidente do coletivo de juízes, Francisco Henriques, considerou ter ficado provada "a quase totalidade dos factos constantes da acusação", que imputava três crimes de abuso de confiança ao ex-banqueiro, de 77 anos, que não esteve presente nesta última sessão.

O acórdão estabeleceu uma pena parcelar de quatro anos por cada um dos três crimes de abuso de confiança - cuja moldura penal é de um a oito anos de prisão - imputados a Ricardo Salgado, com o juiz a resumir que, "em cúmulo jurídico, o arguido é condenado a seis anos de prisão".

Leia Também: Catarina Martins defende "urgente fixação de preços dos combustíveis"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório