"Quem quer ver a Esquerda reforçada no Parlamento vota Bloco de Esquerda"

A coordenadora nacional do BE, Mariana Mortágua, afirmou hoje que "quem quer ver a esquerda reforçada no parlamento vota Bloco de Esquerda" e acusou a direita de ter um plano para apenas dividir a sociedade.

Notícia

© Getty Images/ Horacio Villalobos

Lusa
13/05/2025 23:58 ‧ há 4 horas por Lusa

Política

Legislativas

"Quem quer ver o Francisco Louçã no parlamento, vota BE. Quem quer ver a esquerda reforçada no parlamento, vota BE. Quem quer respeitar o trabalho por turnos, vota BE. Quem quer trabalhar menos, ter uma vida mais digna, mais justa, quem quer viver melhor, quem quer uma vida boa", apelou Mariana Mortágua, num comício no pequeno auditório do Theatro Circo, no distrito de Braga, com lotação esgotada.

 

Numa intervenção momentos antes do cabeça-de-lista do BE por Braga, o histórico Francisco Louçã, Mariana Mortágua afirmou que o BE está "a criar um movimento da esquerda que não se resigna" e "que quer combater a extrema-direita".

"A direita tem um plano e é dividir para reinar. É pôr-nos uns contra os outros, pôr-nos novos contra velhos, pôr imigrantes contra pessoas que foram nascidas e que nasceram em Portugal, pôr trabalhadores contra trabalhadores. É usar o egoísmo como forma de organização da sociedade, é usar o medo como disciplina, usar a culpa e o ódio para nos dividirem e para garantirem a ordem e a disciplina na sociedade", criticou.

Mortágua contrapôs que o plano do seu partido "é juntar" e convocou "todos" para este combate eleitoral, depois de um dia em que a antiga deputada do BE Ana Drago apareceu na campanha.

"É quando o ataque é mais forte e a extrema-direita se quer fazer mais poderosa que nós temos o dever e a obrigação de chamar todos e todas, todos e todas que já votaram no BE, as que já foram deputadas pelo BE, todas são convocadas, todos são convocados a esta luta", apelou.

O BE elegeu pela primeira vez em Braga em 2009, representação perdida em 2011 e recuperada em 2015 e 2019. Desde 2022 que não elege neste distrito.

O partido estreou nesta campanha um modelo novo de comício, em formato 'talk show', no qual antes das tradicionais intervenções em púlpito, um dirigente do BE - esta noite, José Soeiro -- conversa com outros bloquistas ou cidadãos da sociedade civil, tendo estado presente hoje a encenadora e atriz Sara Barros Leitão e o antigo deputado do BE João Teixeira Lopes.

A lotação do pequeno auditório do Theatro Circo, com cerca de duas centenas de lugares, esteve completamente esgotada, e várias pessoas não chegaram a entrar.

Antes das intervenções, Mariana Mortágua e Francisco Louçã estiveram durante uns minutos no exterior, com uma pequena coluna, a falar aos presentes, agradecendo a presença.

Leia Também: Montenegro salienta dados da OCDE para reivindicar "sucesso"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas