Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Legislativas AO MINUTO: Maioria absoluta para o PS; Livre entra e CDS sai

Acompanhe aqui AO MINUTO todos os desenvolvimentos desta tarde e noite eleitorais.

Legislativas AO MINUTO: Maioria absoluta para o PS; Livre entra e CDS sai
Notícias ao Minuto

16:42 - 30/01/22 por Catarina Correia Rocha , Sara Gouveia e Tomásia Sousa

Política Legislativas

Foi com maioria absoluta do PS, a subida do Chega a terceira força política, a entrada do Livre no Parlamento e a saída, pela primeira vez, do CDS, que se contou a história desta noite eleitoral que seguiu as legislativas antecipadas de dia 30 de janeiro. 

Francisco Rodrigues dos Santos, líder centrista, perante o resultado, apresentou a demissão. Por outro lado, o PAN apenas conseguiu eleger Inês Sousa Real para o Parlamento. 

Do outro lado da 'barricada' está o Iniciativa Liberal, que cantou vitória. Bloco de Esquerda e CDU caíram nas votações dos eleitores, com os comunistas a verem duas figuras de proa - António Filipe e João Oliveira - a não conseguirem ser eleitos.

Acompanhe aqui AO MINUTO todos os desenvolvimentos sobre as eleições:

01h50 - Boa noite! Termina aqui o acompanhamento AO MINUTO desta noite eleitoral em que o PS conseguiu atingir a maioria absoluta ambicionada, o Chega subiu a terceira força política e o CDS saiu do Parlamento. Recorde, em baixo, o que de mais importante se passou.

01h38 - Só CDU e Chega conseguem segundos lugares além de PS e PSD

A CDU e o Chega foram as únicas forças políticas que obtiveram o segundo lugar além de PS ou PSD (incluindo coligações), ao nível de concelhos, nas eleições legislativas de domingo, segundo resultados oficiais disponíveis no portal Eyedata.

01h20 - RIR lamenta pouca visibilidade e perda para o "voto útil"

O líder do Reagir Incluir Reciclar (RIR), Vitorino Silva, admitiu hoje a perda de votos face à ameaça da extrema-direita e ao voto útil no partido socialista, e lamentou a pouca visibilidade na campanha.

01h14 - Faltam apurar os quatro deputados da emigração

O PS é o partido mais votado com 41,68% dos votos e 117 mandatos nas eleições legislativas de domingo, quando estavam apurados os resultados provisórios em 3.092 das 3.092 freguesias. Faltam apurar os quatro deputados da emigração.

00h59 - PS atinge maioria absoluta

O PS conseguiu, nestas eleições, 117 deputados atingindo, assim, a maioria absoluta que António Costa chegou a pedir durante a campanha eleitoral. Os socialistas tiveram 41,68% e 117 deputados, segundo os resultados provisórios da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna.

  • PS é o partido mais votado em Lisboa, com 40,83% dos votos

Notícias ao Minuto © Ministério da Administração Interna

00h58 - PAN elegeu (apenas) Sousa Real para a Assembleia da República

Inês Sousa Real, a única deputada eleita pelo PAN, encarou os resultados das eleições como um "mau resultado, não só para o PAN, mas para a democracia".
"É um mau resultado, não só para o PAN mas para a democracia, não reflete de forma alguma o trabalho empenhado que temos desenvolvido nos últimos anos", começou por referir, na sede de campanha.

00h55 - Abstenção foi mais baixa nos concelhos com mais casos de Covid

A abstenção nas eleições de domingo foi mais baixa nos concelhos onde foram registados mais casos de Covid-19 nas últimas semanas, segundo dados do portal EyeData.

00h52 - Nós, Cidadãos! Resultados "ficaram muito aquém do expectável"

O presidente do Nós, Cidadãos! admitiu hoje que os resultados do partido nas legislativas de domingo "ficaram muito aquém do expectável", e considerou essencial mobilizar a opinião pública para alterar a lei eleitoral.

00h46 - MAS enaltece crescimento perante Esquerda "penalizada"

A porta-voz e cabeça de lista por Lisboa do Movimento Alternativa Socialista (MAS), Renata Cambra, considerou hoje que a esquerda parlamentar foi penalizada nas legislativas pelo caminho seguido, mas destacou o crescimento do seu partido.

00h41 - O ponto de situação no país

  • Leiria - PS ganha pela primeira vez, BE perde mandato para Chega; 
  • Évora - PS volta a ganhar, PSD recupera deputado e PCP perde mandato; 
  • Porto - PS ganha no distrito e elege mais dois deputados que em 2019;
  • Madeira - PSD coligado com CDS fica com mesma representação; 
  • Faro - PS mantém liderança no Algarve, BE perde deputado para Chega; 
  • Coimbra - PS reforça votação e elege seis dos nove deputados; 
  • Aveiro - BE e CDS perdem os mandatos para PS, PSD e Chega

00h33 - Francisco Rodrigues dos Santos demite-se da liderança do CDS

"Deixei de reunir condições para liderar o CDS", apontou Francisco Rodrigues dos Santos depois da derrota eleitoral deste domingo, na qual o partido não conseguiu eleger qualquer deputado à Assembleia da República.

00h25 - "Maioria nasceu da vontade dos portugueses"

António Costa estima que o PS tenha elegido entre 117 e 118 deputados. Questionado sobre se o facto de ter começado a campanha a pedir maioria absoluta ajudou a que a conseguisse, Costa responde que "a maioria nasceu da vontade dos portugueses".

00h20 - CDS fica de fora do Parlamento

É o pior resultado do CDS em democracia: o partido não conseguiu eleger um deputado para a próxima legislatura e perde os cinco mandatos que tinha na Assembleia da República. "Ele [resultado eleitoral] é mau em dois sentidos: é mau porque confirma o caminho do socialismo em Portugal, ao qual o CDS sempre se mostrou opositor", começou por apontar. "Por outro lado, este é um mau resultado para o CDS que, ao final de 47 anos, perde a sua representação parlamentar."

00h16 - António Costa promete uma "maioria de diálogo"

"Os portugueses mostraram um cartão vermelho a qualquer crise política, os portugueses manifestaram o seu desejo de nos próximos anos contarem com estabilidade, com certeza e segurança. Um rumo certo para o nosso país", sublinhou António Costa. "Uma maioria absoluta não é o poder absoluto. Não é governar sozinho. É uma responsabilidade acrescida. É governar com e para todas e todos os portugueses. E assim esta maioria será uma maioria de diálogo", prometeu.

00h09 - Costa assume: "Esta noite é muito especial para mim"

"Esta foi uma vitória da humildade, da confiança e pela estabilidade", afirmou o secretário-geral do PS, numa primeira reação aos resultados eleitorais. "É com muita emoção que assumo esta responsabilidade que os portugueses me confiaram", refere, sem falar em maiorias absolutas.

23h53 - "Portugal é hoje mais liberal. Passámos de nona para quarta força"
 
João Cotrim Figueiredo, líder do Iniciativa Liberal, discursou já perto da meia noite. "Nestas eleições, só houve dois partidos que puderam cantar vitória porque atingiram os objetivos", disse, referindo-se ao PS e ao IL. "Provámos que é possível ganhar votos sem ser extremista e sem ser populista".

23h42 - "Tudo será diferente no Parlamento". Chega recusa ser "oposição fofinha"

O presidente do Chega, André Ventura, reagiu hoje aos resultados das eleições com euforia, ao alcançar o objetivo a que se propôs. "Somos a terceira força política em Portugal", referiu. "Se o PSD não fez o seu trabalho, nós faremos a partir de agora e seremos a oposição em Portugal. A partir de agora, tudo será diferente no Parlamento", prometeu o deputado, recusando ser a "oposição fofinha" ou fazer "arranjinhos com a esquerda".

23h39 - Rui Tavares eleito, CDS mais perto de ficar de fora da AR

Rui Tavares, cabeça de lista do Livre por Lisboa, foi eleito para a Assembleia da República. O CDS e o PAN estão mais perto de ficar do lado de fora do Parlamento.

23h38 - Chega elege terceiro deputado em Lisboa

Com Rita Maria Cid Matias, por Lisboa, o Chega chega aos 11 deputados.

23h30 - Rio abre a porta de saída

"Se o PS tem uma maioria absoluta, eu não estou a ver como posso ser útil neste enquadramento", afirmou o líder do PSD. "Sou o primeiro a dizer que estando numa perspetiva de serviço, que é sempre como eu estive, eu não consigo argumentar como posso ser útil ao partido. Só se alguém argumentar, eu não consigo, neste momento, havendo quatro anos de maioria absoluta", terminou.

23h19 - Rio reconhece derrota: "António Costa é o vencedor desta noite"

Quanto à sua derrota, o presidente social democrata foi taxativo: "António Costa é o vencedor desta noite". "O resultado que tivemos está muito longe daquele que queríamos ter", admitiu o líder do PSD, referindo que a esquerda se mobilizou e "à direita isso não aconteceu".

23h14 - Resultado no Porto

  • PS é o partido mais votado em Porto, com 42,53% dos votos

23h12 - É assim que se encontram as percentagens e mandatos até agora

Notícias ao Minuto © Ministério da Administração Interna

23h09 - Moedas chega ao hotel onde se encontra o PSD

Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, chegou ao hotel onde está a comitiva do PSD para "dar um grande abraço a Rui Rio" e mostrar que "estará sempre com o partido nos bons momentos e nos momentos mais difíceis".

23h03 - PS lidera com 41,85% (3.054 freguesias apuradas)

O PS é o partido mais votado com 41,85% dos votos e 96 mandatos nas eleições legislativas de hoje, quando estavam apurados os resultados provisórios em 3.054 das 3.092 freguesias.

22h57 - Mais resultados por distrito

  • PS é o partido mais votado em Braga, com 42,02% dos votos

22h53 - BE elege Mariana Mortágua, IL com 3 deputados 

O Bloco de Esquerda elegeu, até ao momento, duas deputadas: Catarina Martins, pelo Porto, e Mariana Mortágua, por Lisboa. Já o Iniciativa Liberal 'juntou' Rui Rocha a Cotrim Figueiredo e Guimarães Pinto. O Chega tem, até agora, oito deputados eleitos.

22h50 - Resultado final na Madeira e em Leiria

  • PSD/CDS com mais votos na Madeira mas PS iguala número de mandatos; 
  • PS é o partido mais votado em Leiria, com 35,73% dos votos

22h45 - "Ao que tudo indica o PS terá uma maioria absoluta"

A coordenadora do BE, Catarina Martins, assumiu hoje "um dia difícil e um mau resultado" do partido nas eleições legislativas, adiantando que "ao que tudo indica o PS terá uma maioria absoluta". "É um dia difícil e um mau resultado com que saberemos viver e saberemos responder ao nosso mandato", disse Catarina Martins numa reação aos resultados eleitorais das legislativas de hoje.

22h41 - Mais círculos eleitorais com contagem fechada

  • PS é o partido mais votado em Évora, com 43,95% dos votos;
  • PS é o partido mais votado em Aveiro, com 39,48% dos votos;
  • PS é o partido mais votado em Faro, com 39,87% dos votos

22h32 - IL com dois deputados; Chega com cinco

Até ao momento, o IL elegeu dois deputados: João Cotrim de Figueiredo e Carlos Guimarães Pinto. O Chega já conta com cinco parlamentares: Jorge Rodrigues, Pedro Pinto, André Ventura, Rui Afonso e Pedro Frazão.

22h30 - Isabel Moreira fala numa "vitória do Partido Socialista"

A deputada afirmou que, "após semanas a discutir empates técnicos", os resultados estão a mostrar aquilo que acreditava que ia acontecer. "Aquilo que eu senti verdadeiramente foi uma grande adesão àquilo que foi feito durante seis anos sob a liderança de António Costa e também uma grande gratidão àquilo que foi feito em pandemia", disse.

22h26 - CDS "está no patamar da total irrelevância"

O dirigente centrista Diogo Feio considerou hoje que o CDS-PP "está no patamar da total irrelevância" com "o pior resultado da sua história" e defendeu uma "reflexão no próximo congresso".

22h23 - José Manuel Pureza não é eleito 

José Manuel Pureza, do Bloco de Esquerda, falhou a eleição pelo círculo de Coimbra. O PS elegeu seis mandatos e o PSD três.

22h13 - Jerónimo de Sousa é o primeiro líder a reagir

Jerónimo de Sousa foi o primeiro líder partidário a reagir aos resultados eleitorais já conhecidos. "O PS tem na mão a opção de fazer entendimentos com o PSD ou convergir à Esquerda com a CDU para a resposta aos problemas do país", afirmou. O PEV ficou de fora da AR.

22h10 - Mais dois distritos com resultados finais

  • PS é o partido mais votado em Viana do Castelo, com 42,06% dos votos; 
  • PS é o partido mais votado em Coimbra, com 45,23% dos votos

22h04 - João Oliveira não é eleito 

Depois de António Filipe ter falhado a eleição, agora também o líder parlamentar do PCP, João Oliveira, fica 'de fora' da Assembleia da República.

22h01 - PS ganha ao PSD no distrito de Bragança por 15 votos

O PS ganhou hoje as eleições legislativas no círculo eleitoral do distrito de Bragança por 15 votos, resultado que lhe permitiu 'roubar' um deputado ao PSD, face aos resultados do sufrágio de 2019.

22h00 - Mais um distrito 'fechado'

  • PS é o partido mais votado em Vila Real, com 41,31% dos votos

21h58 - Líder da JSD reconhece "vitória previsível" do PS

O líder da JSD e membro da direção nacional Alexandre Poço reconheceu hoje que "tudo indica que o PS será o vencedor" das legislativas, e admitiu um "sentimento de frustração" face à campanha do partido. Em declarações a alguns órgãos de comunicação social no hotel onde o PSD acompanha a noite eleitoral, Alexandre Poço admitiu um "sentimento agridoce".

21h55 - Pedro Sánchez felicita António Costa pela vitória

"Parabéns, querido António Costa, pela tua vitória. Portugal apostou uma vez mais num projeto que une crescimento e justiça social", escreveu Pedro Sánchez numa mensagem de felicitações ao secretário-geral do PS. 

21h49 - Mais distritos fechados. PS continua a vencer em todos

  • PS é o partido mais votado em Castelo Branco, com 47,65% dos votos; 
  • PS é o partido mais votado em Santarém, com 41,19% dos votos; 
  • PS é o partido mais votado em Viseu, com 41,55% dos votos

21h47 - IL elege Carlos Guimarães Pinto 

A Iniciativa Liberal conseguiu eleger Carlos Guimarães Pinto, cabeça de lista pelo Porto. Pelo mesmo círculo eleitoral, Catarina Martins, coordenadora do BE, também já garantiu lugar no Parlamento.

21h39 - Chega elege primeiro deputado 

O Chega já elegeu o primeiro deputado. Trata-se de Pedro Frazão, cabeça de lista por Santarém. António Filipe, histórico do PCP, fica 'fora' do Parlamento.

21h36 - Já há resultados finais: 

  • PS é o partido mais votado em Portalegre, com 47,21% dos votos; 
  • PS é o partido mais votado em Beja, com 43,73% dos votos; 
  • PS é o partido mais votado em Bragança, com 40,30% dos votos; 
  • PS é o partido mais votado em Guarda, com 45,10% dos votos

21h31 - "Há um dado claro de que o PS ganhou estas eleições"

António Costa, em declarações à RTP, disse que a maioria absoluta "não é previsível". "Espero que todos os partidos façam a leitura do resultado eleitoral. Passados dois anos [das últimas eleições legislativas], estamos perante o segundo reforço do PS. É um sinal claro de que os portugueses querem que o PS governe e querem tranquilidade nas suas vidas. Espero que todos entendam isso", afirmou ainda.

21h24 - Já há 48 mandatos atribuídos e CDU já elegeu

A CDU é a primeira a eleger um deputado extra PS e PSD: João Dias, em Beja. 

21h06 - Que deputados já foram eleitos? Siga aqui

A contagem de votos ainda decorre - de Norte a Sul e nas ilhas - mas, à medida que vão sendo conhecidos os resultados nos primeiros concelhos, são também revelados os nomes dos que vão ocupar os 230 lugares da Assembleia da República. Acompanhe aqui.

21h04 - PS lidera com 42,44% (2.403 freguesias apuradas)

O PS é o partido mais votado com 42,44% dos votos e 18 mandatos nas eleições legislativas de hoje, quando estavam apurados os resultados provisórios em 2.403 das 3.092 freguesias. De acordo com dados da Secretaria-Geral do Ministério de Administração Interna - Administração Eleitoral, o PSD é o segundo partido mais votado com 30,41% às 21h00.

20h56 - Livre deseja maioria à Esquerda para ser "força de somar"

O cabeça de lista pelo Porto do Livre, Jorge Pinto, reagiu hoje às primeiras projeções dos resultados das legislativas, dizendo que o partido aguarda por resultados finais, esperando uma maioria de esquerda na qual quer ser "força de somar".

20h50 - CDS diz que vitória da Esquerda implica "reflexão de toda a Direita"

"Se se verificar uma vitória da esquerda será a terceira consecutiva e, obviamente, implica uma reflexão de toda a direita. Nós, de resto, prevenimos para isso mesmo, mas os deputados do CDS continuarão fazer um trabalho para marcar as nossas cores e para fazer uma oposição forte e consistente e coerente, como sempre temos feito", afirmou Pedro Melo, vice-presidente do CDS-PP.

20h44 - PCP diz que "bipolarização artificial" prejudicou resultado da CDU

O dirigente comunista Jorge Pires considerou hoje que a "fortíssima bipolarização artificial" entre PS e PSD prejudicou a votação da CDU, acrescentando que as primeiras projeções dos resultados das legislativas não correspondem ao trabalho desenvolvido pela CDU.

20h42 - Apoiantes do PS gritam vitória com projeções

Cerca de uma centena de apoiantes socialistas começaram hoje a gritar "vitória", no hotel onde o PS acompanha e evolução dos resultados das eleições legislativas, com a divulgação das projeções por parte das televisões.

20h36 - Duarte Cordeiro reage pelo PS

Foi Duarte Cordeiro quem reagiu às primeiras projeções pela parte do PS: "Quero transmitir neste momento um sinal de confiança e otimismo. A confirmar-se os resultados que vamos conhecendo nas sondagens, será uma vitoria da humildade, da confiança e da estabilidade", disse. 

20h34 - André Ventura reage às projeções

"Aparentemente o Chega estará em terceiro lugar, era o nosso objetivo. A notícia positiva é que o Chega será a terceira força política, o lado negativo é que, aparentemente, António Costa renovará uma maioria para poder governar", foram as palavras de André Ventura numa primeira reação às projeções que dão o Chega a disputar o terceiro lugar.

20h30 - Já há 6 deputados eleitos para a Assembleia da República 

São eles: José Luís Carneiro (PS, Braga), João Gonçalves Azevedo (PS, Viseu), André Coelho Lima (PSD, Braga), Hugo Carvalho (PSD, Viseu), Alexandre Quintanilha (PS, Porto) e Tiago Brandão Rodrigues (PS, Viana do Castelo).

20h17 - Primeira reação do Bloco de Esquerda

Ao ter conhecimento das primeiras projeções, que apontam para que o BE perca cerca de metade dos deputados que tem atualmente na Assembleia da República, o deputado Pedro Filipe Soares recorda que "os resultados podem ser muito diferentes ao longo da noite". "Iniciámos esta crise política com base numa chantagem ao país criada pelo PS", começou por referir. "A estratégia de chantagem do PS parece ter tido sucesso".

20h15 - Reação do Chega às projeções

"Qualquer uma destas posições mostra um Chega consolidado, um Chega no terceiro lugar. É um grande resultado que o Chega vai ter no dia de hoje e vamos eleger certamente um grande grupo parlamentar", afirmou Pedro Pinto, secretário-geral do Chega, após as primeiras projeções.

20h05 - Projeções dão vitória ao PS com entre 36,6 % e 42,6%, PSD entre 26,7% e 32,7%

As projeções dos resultados eleitorais divulgadas por RTP, SIC, TVI e CMTV dão a vitória ao PS nas eleições legislativas de hoje, com entre 36,6% e 42,6% dos votos, seguindo-se o PSD, com entre 26,7% e 32,7%. As projeções das televisões para a abstenção nas eleições legislativas de hoje situam-se entre os 40% e os 54%.

19h40 - Porta-voz do PAN já está no CCB

Ao contrário das opiniões ouvidas até ao momento, Inês Sousa Real não parece satisfeita com a "redução tímida da abstenção" e defende que é "lamentável que não se consiga reduzir a abstenção ato após ato eleitoral". Na chegada ao Centro Cultural de Belém, em Lisboa, a porta-voz do PAN disse aguardar "com serenidade" os resultados.

19h26 - "Estamos todos muito gratos aos portugueses"

O Presidente da República, na chegada ao Clube dos Jornalistas, em Lisboa, comentou as projeções já conhecidas da abstenção nestas eleições legislativas antecipadas. "É uma vitória, é muito boa notícia, estamos todos muito gratos aos portugueses."

19h23 - Portugal tem até 783 mil eleitores isolados devido à Covid-19

Portugal tem hoje, dia de eleições legislativas, entre 671.500 e 783.600 eleitores isolados devido à pandemia de Covid-19, de acordo com números adiantados pela Direção-Geral da Saúde (DGS) à Lusa.

19h15 - António Costa fala à chegada à sede de campanha

"Eleições correram com normalidade", começou por referir António Costa à chegada ao Hotel Altis, em Lisboa. "Houve uma mobilização muito grande - sentiu-se isso, aliás, na campanha eleitoral e aparentemente traduziu-se também nas urnas. As pessoas perceberam que estas não eram umas eleições iguais às outras, eram umas eleições essenciais para o futuro do país", fez questão de acrescentar, sublinhando, depois: "Trabalharei com aquilo que for a vontade dos portugueses".

19h11 - Reações às projeções da abstenção

Bernardino Soares (CDU) saudou a "maior participação" nestas eleições: "Os números que já são conhecidos, apontam para uma abstenção que será menor em que 2019. A confirmar-se, isso é tanto mais significativo quanto estas eleições se realizam e em epidemia".

Fernando Medina (PS): "Em plena pandemia, com o receio de muitas pessoas, foi possível a mobilização destas eleições, perceberam a importância do que estava em jogo. "É um excelente sinal para o país."

Pedro Melo (CDS): "Os números da abstenção parecem ser marginalmente melhores. Mas não pode entusiasmar ninguém, porque uma abstenção ainda na casa dos 40% é ainda muito forte". 

Rui Paulo Sousa (Chega): "Sendo este o resultado, estamos bastante satisfeitos porque mostra que as pessoas realmente começaram a ver a política de outra forma e, apesar da pandemia que condicionou muito os votos, participaram de uma forma bastante mais intensa".

José Silvano (PSD): "Dizer que, num tempo de pandemia, com cerca de um milhão de confinados, a abstenção teve uma redução, ainda não se sabe se significativa, mas é uma redução. É também um sinal que é preciso relevar no dia de hoje".

Inês Sousa Real (PAN): "É lamentável que não consigamos, ano após ano, ato após ato eleitoral, reduzir a abstenção. No entanto, estima-se que se consiga, ainda que timidamente, reduzir a abstenção, o que será sempre importante".

Isabel Mendes Lopes (Livre): "Tudo indica que temos números de participação maiores do que aqueles que tivemos nas eleições há dois anos em 2019 e isto é uma boa notícia."

Mariana Mortágua (BE): "O facto de as projeções indicarem uma abstenção que é igual, semelhante ou até inferior do que há quatro anos, mostra que as pessoas se sentiram seguras para votar apesar da pandemia".

Rodrigo Saraiva (IL): "A primeira palavra da IL para esta noite eleitoral é de congratulação pela elevada participação dos portugueses nestas eleições legislativas que sempre consideramos muito importantes para o futuro do país".

19h06 - Negacionistas em protesto  junto à sede de campanha do PS

Dezenas de pessoas estão a esta hora concentradas em protesto junto à sede de campanha do PS, em Lisboa, exibindo cartazes contra a vacinação contra a Covid-19 e a apelar ao fim do uso de máscaras. Vários elementos da PSP estão no local.

19h00 - Fecharam as urnas em Portugal Continental e na Madeira. Conhecidas projeções da abstenção

Fecharam as urnas de voto destas eleições legislativas antecipadas em Portugal Continental. Fecham daqui a uma hora nos Açores, devido à diferença horária. Às 19 horas, foram também conhecidas as projeções para a abstenção:

  • RTP - entre os 49% e os 54%
  • SIC - entre os 45 e os 49%
  • TVI - entre os 40 e os 44%

18h40 - PS reúne Secretariado Nacional a partir das 19h

O PS vai reunir hoje, a partir das 19:00, o seu Secretariado Nacional, o órgão de direção executiva deste partido, para acompanhar a evolução dos resultados das eleições legislativas. Segundo fonte socialista, será também por volta das 19h00 que o secretário-geral do PS, António Costa, chegará ao Hotel Altis, na rua Castilho, onde uma vez mais em noites eleitorais o PS instalou o seu "quartel-general".

18h36 - Rui Rio chega ao hotel onde irá acompanhar os resultados

Rui Rio, líder do PSD, chegou à sede de campanha do partido, e, apesar de ter sido parco em palavras aos jornalistas, afirmou que "está tudo em aberto" no dia de hoje. "Vamos lá, vamos lá", disse ao ser encaminhado para a sala onde irá acompanhar a noite eleitoral. 

18h00 - Começou a hora recomendada para a votação dos confinados

Começou pelas 18 horas a hora recomendada para os eleitores em confinamento devido à Covid-19 exercerem o seu direito de voto. Poderão fazê-lo até às 19h, hora em que fecham as urnas de voto em Portugal Continental.

17h20 - Candidato do ADN queixou-se de ser "coagido" quando foi votar sem máscara

O presidente do partido Alternativa Democrática Nacional (ADN), Bruno Fialho, apresentou hoje uma queixa na Comissão Nacional de Eleições (CNE) por considerar ter sido "coagido" numa mesa de voto no Seixal, quando tentava votar sem usar máscara

16h58 - Até às 16 horas, votaram 45,66% dos eleitores

Mais de 4,9 milhões de eleitores tinham votado hoje até às 16h00 nas eleições legislativas, representando 45,66% dos 10.820.337 eleitores inscritos, revelou o Ministério da Administração Interna (MAI). Nas últimas eleições legislativas, realizadas em 6 de outubro de 2019, tinham votado mais de quatro milhões de pessoas no mesmo período, representando 38,59% dos eleitores inscritos.

16h53 - "A minha preocupação fundamental é a estabilidade governativa"

O antigo presidente da República Ramalho Eanes revelou, este domingo, estar preocupado com a abstenção e confessou que a sua principal preocupação é a "estabilidade governativa". "Votem porque não é apenas um direito, é também um dever e só votando a maioria é que realmente há uma legitimidade indiscutível do governo", afirmou aos jornalistas à chegada à Escola Básica e Secundária Luís António Verney, no Beato, em Lisboa, onde vota.

16h23 - Governo pode entrar em funções em 25 dias, mas também já demorou 60

Portugal teve, nas duas últimas legislaturas, o executivo mais rápido e o mais demorado deste século a entrarem em funções, variando entre 25 dias em 2019 e 60 em 2015, tornando imprevisível calcular quando haverá XXIII Governo Constitucional.

16h11 - Novos deputados deverão tomar posse em meados de fevereiro

Os 230 deputados que vão ser eleitos nas legislativas de hoje vão tomar posse na primeira sessão plenária da XV legislatura, que, se se repetirem os prazos de 2019, deverá realizar-se em meados de fevereiro. No entanto, a data da primeira sessão parlamentar está dependente de vários prazos legais. Fique a par.

16h05 - Líderes políticos já votaram, falaram (e apelaram ao voto):

  • Com receio da abstenção, João Cotrim de Figueiredo apela "para que todos, mesmo todos" votem; 
  • Catarina Martins pede que eleitores votem "para garantir que não há um Governo que se esquece do país"; 
  • Francisco Rodrigues dos Santos apela para que portugueses votem "com razão e o coração"; 
  • Inês Sousa Real afirma que a "abstenção não pode ser mais uma vez vencedora"; 
  • Rui Rio de 'currículo cheio' encara eleições de forma "absolutamente normal"; 
  • António Costa - que votou por antecipação - acompanhou a esposa, Fernanda Tadeu, e referiu que "hoje é o dia em que os portugueses é que têm de fazer a sua parte"; 
  • "Este pode ser o dia mais importante da minha vida política", destaca André Ventura.

16h02 - Marcelo já votou e explicou que votar "é uma prova de democracia"

Marcelo Rebelo de Sousa já exerceu o seu direito de voto em Celorico de Basto, onde vota há 25 anos. Foi pelas 13h15 que o Presidente da República entregou o seu boletim, afirmando que tem "saudades do tempo" em que fez parte das mesas de voto, recordando a vantagem de votar "em primeiro lugar".

16h00 - Boa tarde! Abrimos aqui um acompanhamento AO MINUTO para que fique a par de todas as incidências desta tarde e noite eleitorais. Todas as declarações, todos os resultados.

Leia Também: Assim tem decorrido o dia da votação para as legislativas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório