Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Abstenção indica "que pessoas se sentiram seguras para ir votar"

A dirigente do BE Mariana Mortágua considerou hoje que, apesar da preocupação com a abstenção, as projeções da afluência às urnas destas legislativas indicam "que as pessoas se sentiram seguras para votar apesar da pandemia".

Abstenção indica "que pessoas se sentiram seguras para ir votar"
Notícias ao Minuto

20:13 - 30/01/22 por Lusa

Política Legislativas

"O facto de as projeções indicarem uma abstenção que é igual, semelhante ou até inferior do que há quatro anos, mostra que as pessoas se sentiram seguras para votar apesar da pandemia", afirmou Mariana Mortágua aos jornalistas no quartel-general do BE para esta noite eleitoral, o Capitólio, em Lisboa.

Em nome do BE, a deputada e dirigente quis deixar "um agradecimento em nome do BE a todas as pessoas que garantiram as mesas de voto e que garantiram que este processo eleitoral poderia ser feito em segurança".

"Os dados da abstenção, são dados preliminares, devo notar que há projeções muito díspares para a abstenção, mas que nos levam a concluir que a abstenção não superará aquela de há quatro anos", começou por afirmar.

Segundo Mariana Mortágua, apesar disso, deve-se "olhar sempre com preocupação para o facto de quase 50% dos eleitores, segundo estas projeções, não votarem".

"É sempre um fator de preocupação e que nos leva a pensar também na necessidade de revisão dos cadernos eleitorais para que possamos ter uma real dimensão da abstenção", defendeu.

As projeções das televisões para a abstenção nas eleições legislativas de hoje situam-se entre os 40% e os 54%.

A RTP avançou às 19:00 uma previsão de abstenção de 49% a 54%, a SIC com 45% a 49% e a CNN entre os 40% e os 44%.

Leia Também: Legislativas AO MINUTO: PS pode ter maioria absoluta, dizem projeções

Recomendados para si

;
Campo obrigatório