Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Rio acusa Costa de tentar "incutir medo" com "papão da direita"

O líder social-democrata acusou hoje António Costa de "tentar incutir medo nos portugueses" com "o papão da direita" e apelou ao PS para que faça campanha "com base nas suas propostas, sem "deturpar as ideias do PSD".

Rio acusa Costa de tentar "incutir medo" com "papão da direita"
Notícias ao Minuto

17:53 - 17/01/22 por Lusa

Política Legislativas

No final de uma arrumada muito participada e confusa na Avenida da Igreja, em Lisboa, Rui Rio foi questionado se a campanha para as legislativas antecipadas de 30 de janeiro se irá transformar num pingue-pongue entre ele e António Costa.

"Não vai ser um pingue-pongue, porque se o dr. António Costa continuar desta forma vai ficar a falar sozinho. O que o PS tem feito não é apresentar as suas propostas, é procurar dizer que nós propomos o que não propomos", afirmou, dando como exemplos áreas como a Segurança Social ou o Serviço Nacional de Saúde.

"Hoje recuperou a ladainha da prisão perpétua, se for assim vai ficar naturalmente a falar sozinho", disse.

O líder social-democrata acusou Costa de "estar a tentar incutir medo aos portugueses a dizer que, se ganhar o PSD, vem aí o papão da direita", reiterando que o posicionamento do partido na sua liderança "é ao centro".

"O que queremos é um serviço de saúde melhor e não que os portugueses paguem a saúde em dobro - pelos impostos e quando vão ao hospital - e muito menos queremos a privatização da Segurança Social. Queremos uma segurança social pública que garanta não só as pensões atuais, como futuras", disse.

Rui Rio apelou ao PS e a António Costa que, em vez de "procurar incutir medo às pessoas e deturpar as propostas do PSD", defendam as ideias socialistas.

"Não é a primeira vez que o PS faz isto, espero que a campanha ganhe elevação, que o dr. António Costa faça as propostas dele, critique as minhas de que discorda, tal como eu criticarei as dele. Não vou inventar aquilo que ele não disse, os meus argumentos contra o PS são na base do que o PS fez e quer fazer, e não do que o PS não faz", afirmou.

Rio incluiu nesta "narrativa" uma tentativa do PS de colar o PSD ao Chega, recusando que o acordo parlamentar nos Açores com esta força política possa prejudicar um resultado nacional.

"Espero que o PSD seja o partido mais votado e, da forma normal, forme governo, não vejo como os Açores prejudique", declarou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório