Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

Van Dunem substitui Cabrita e acumula funções até às Legislativas

Marcelo aceitou proposta de exoneração do ministro da Administração Interna. Posse da até aqui (apenas) ministra da Justiça está marcada para amanhã, pelas 15h00, na Sala dos Embaixadores do Palácio de Belém.

Van Dunem substitui Cabrita e acumula funções até às Legislativas
Notícias ao Minuto

21:43 - 03/12/21 por Notícias ao Minuto

Política Cabrita

O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa aceitou, esta sexta-feira, as propostas do primeiro-ministro para a exoneração do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e para a sua substituição pela ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, que acumulará funções até às eleições legislativas que terão lugar no dia 30 de janeiro de 2022. 

Em nota publicada no site da Presidência da República é referido que  Marcelo "aceitou hoje as propostas do Primeiro-Ministro, de exoneração do Dr. Eduardo Cabrita como Ministro da Administração Interna, bem como da sua substituição pela Dra. Francisca Van Dunem, que acumulará com as funções de Ministra da Justiça. Os Secretários de Estado do MAI são reconduzidos".

A posse, em cerimónia restrita, está marcada para amanhã, sábado 4 de dezembro, pelas 15h00, na Sala dos Embaixadores do Palácio de Belém.

Eduardo Cabrita pediu hoje a demissão do cargo de ministro de Administração Interna, depois de o Ministério Público ter acusado o seu motorista de homicídio por negligência pelo atropelamento mortal de um trabalhador da autoestrada A6, em junho deste ano.

Numa declaração aos jornalistas, o ministro disse que "mais do que ninguém" lamenta "essa trágica perda irreparável" e recusou que o Governo, o primeiro-ministro, António Costa, e o PS sejam penalizados pelo "aproveitamento político absolutamente intolerável" com o caso.

Pouco tempo depois, António Costa confirmou a demissão de Eduardo Cabrita e anunciou que "nos próximos dias" indicaria o nome do sucessor. 

[Notícia atualizada às 21h48]

Leia Também: Ministro demitiu-se. Eis os casos polémicos de Eduardo Cabrita

Recomendados para si

;
Campo obrigatório