Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Presidente do Funchal apela ao "bom senso" e "elevação" da oposição

O novo presidente da Câmara do Funchal, Pedro Calado, apelou hoje ao "bom senso" e "elevação" dos elementos da oposição no executivo municipal da coligação Confiança, em benefício da população do concelho.

Presidente do Funchal apela ao "bom senso" e "elevação" da oposição
Notícias ao Minuto

13:15 - 25/10/21 por Lusa

Política Autarquia

"O que pedimos foi elevação e bom senso para tratarmos dos assuntos que dizem respeito à população", afirma Pedro Calado, citado numa nota distribuída pelo seu gabinete.

O responsável da Câmara do Funchal falava após a primeira reunião do executivo municipal, que serviu para confirmar os seis vereadores em regime de tempo inteiro e a distribuição dos respetivos pelouros.

O autarca sublinha que "há uma manifestação de interesse de ambas as partes para que corra tudo bem e funcione normalmente", o que é o objetivo da governação municipal.

Pedro Calado foi eleito presidente do principal município da Madeira nas eleições autárquicas de 26 de setembro, nas quais a coligação formada por PSD e CDS, denominada "Funchal Sempre à Frente" reconquistou a maioria absoluta nesta autarquia, que tinha perdido em 2013.

O PSD/CDS elegeu seis dos 11 elementos do executivo camarário, tendo a coligação Confiança, liderada pelo PS, sido derrotada e ficado representada por cinco vereadores, sem pelouros.

"Numa fase em que já passou o calor das eleições e da campanha eleitoral, agora temos de estar todos unidos, respeitando as ideias diferentes, mas acima de tudo que prevaleça o bom senso em benefício de toda a população", sublinha Pedro Calado no mesmo documento.

Na mesma informação, o gabinete de Pedro Calado adianta que nesta reunião foi também aprovado o regimento de funcionamento da própria Câmara do Funchal, das reuniões e das sessões de trabalho.

"Os documentos foram todos aprovados por unanimidade, um entendimento que Pedro Calado considerou como positivo", lê-se na nota distribuída.

O presidente do município assegurou que "toda a equipa está pronta para trabalhar 'a todo o vapor'", tendo ficado estabelecido que as reuniões semanais do executivo decorrem a cada quinta-feira, começando às 09:30.

No encontro foi ainda confirmada a nomeação de Augusta Aguiar para presidir à empresa municipal Sociohabita, responsável pela gestão do parque habitacional, que desempenhou as funções de secretária da Inclusão Social e Cidadania no Governo da Madeira.

O presidente da câmara reforça ainda a importância do "papel importante de diálogo e de trabalho conjunto com o Governo Regional [PSD/CDS-PP]", sobretudo com as verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que ficam afetas à área habitacional, porque, sublinha, há "muitos projetos para dinamizar no Funchal, nomeadamente a construção de nova habitação".

Pedro Calado acrescenta que a empresa que gere os complexos balneares do concelho, a FrenteMar, "precisa de uma mudança muito grande e de muito dinamismo para resolver muitos problemas que neste momento existem".

Leia Também: PSD/Açores "confiante" na redução de ISP e acusa PS de "hipocrisia"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório