Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

CDS ganha união de freguesias e elege um vereador em Águeda

O CDS-PP voltou hoje a ganhar as eleições para a Assembleia de Freguesia de Segadães, Trofa e Lamas, e garantiu a eleição de um vereador para a Câmara de Águeda.

CDS ganha união de freguesias e elege um vereador em Águeda
Notícias ao Minuto

22:59 - 10/10/21 por Lusa

Política Autárquicas

A Câmara de Águeda passa a ter um executivo com quatro mandatos para a coligação PSD/MPT, dois para o PS, que já liderou o município, e um para o CDS-PP.

Com uma lista para a Assembleia de Freguesia liderada pelo atual presidente da Junta, Paulo Tavares, o CDS-PP obteve 1.308 votos, enquanto a coligação PSD/ MPT "Juntos por Águeda", que dia 26 havia vencido as eleições para a Câmara de Águeda, foi a segunda mais votada para a Assembleia da União de Freguesias de Segadães, Trofa e Lamas do Vouga, com 328 votos, e o PS ficou na terceira posição, com 310 votos.

Jorge Almeida, que, pela coligação PSD/MPT, já havia garantido a sua reeleição como presidente da Câmara, no dia 26, viu a vitória consolidar-se ao vencer para a câmara na votação da União de Freguesias de Segadães, Trofa e Lamas.

Para a Câmara Municipal, os eleitores escolheram a coligação PSD/MPT com 690 votos, e o CDS-PP obteve 661 votos, conseguindo assim eleger mais um vereador (dia 26 havia já conseguido um vereador), enquanto os votos no PS contabilizados foram 466.

Após a realização do ato eleitoral de hoje, a coligação PSD/MPT lidera a Câmara, com quatro mandatos, ficando o PS com dois vereadores e o CDS-PP com um, enquanto na Assembleia Municipal a coligação PSD/MPT elegeu 10 deputados, o PS oito e o CDS-PP três, mas a maioria deverá ser assegurada pela coligação PSD/MPT através dos representantes de oito freguesias que têm assento por inerência, sendo que o CDS-PP ganhou em duas freguesias e o PS em uma.

As eleições haviam sido adiadas para hoje devido a se ter detetado, dia 26, um erro nos boletins de voto (troca da sigla da CDU pelo BE) para a Assembleia de Freguesia.

[Notícia atualizada às 23h19]

Leia Também: PSD/CDS-PP vence 'desempate' para união de freguesias de Guimarães

Recomendados para si

;
Campo obrigatório