Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Madeira: Líder da bancada do PS renuncia após demissão de Cafôfo

O líder da bancada do PS na Assembleia da Madeira, Miguel Iglésias, renunciou hoje ao lugar na sequência da demissão do líder do partido, Paulo Cafôfo [na imagem], após os maus resultados nas autárquicas de domingo, sendo substituído pelo deputado Rui Caetano.

Madeira: Líder da bancada do PS renuncia após demissão de Cafôfo
Notícias ao Minuto

12:48 - 28/09/21 por Lusa

Política Autárquicas

"O deputado Rui Caetano foi indicado pelos seus pares como novo líder parlamentar do PS/Madeira na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira (ALRAM)", lê-se numa nota divulgada pelo partido.

Segundo a mesma informação, Rui Caetano "irá dirigir os destinos da bancada socialista numa decisão que acolheu a unanimidade dos deputados, certos de que reúne todas as condições para desempenhar o cargo, que é de enorme exigência".

O PS/Madeira explica que o deputado Miguel Iglésias renunciou ao seu lugar de líder parlamentar "na sequência da demissão de Paulo Cafôfo da presidência do PS/Madeira", uma decisão que foi anunciada na noite eleitoral e já foi transmitida em reunião do Secretariado do partido.

Miguel Iglésias vai continuar como deputado, "não abdicando de continuar um trabalho que tem desempenhado de escrutínio próximo e assertivo de toda a atividade do Governo Regional", de coligação PSD/CDS-PP.

"Foi uma decisão natural no seguimento da demissão do Paulo Cafôfo, com quem tenho partilhado um trajeto político lado a lado, sendo que não faria sentido com a sua demissão, que apoiei totalmente, continuar como líder parlamentar na ALRAM", afirma Miguel Iglésias, citado no comunicado.

Iglésias indica ser "necessário iniciar um novo ciclo, com motivação e empenho": "Porque essa é a exigência de todas e todos os que nos elegeram e esperam que o grupo parlamentar do PS Madeira continue a desempenhar a oposição vigorosa e necessária ao Governo Regional".

Por seu turno, o novo líder da bancada socialista, Rui Caetano, diz encarar "este novo desafio com o mesmo espírito de missão e compromisso assumido desde o primeiro dia" em que entrou na política.

O grupo parlamentar do PS, o maior da oposição, é composto por 19 deputados dos 44 da Assembleia Legislativa da Madeira.

Rui Caetano aponta que o seu objetivo é "trabalhar sempre pela democracia, pela liberdade, pela independência de cada um, pelo progresso e desenvolvimento do país e da Região".

"Esse é o desígnio que partilho com os meus colegas deputados e será certamente sobre esses objetivos comuns que continuaremos a trabalhar com o mesmo afinco, na defesa dos interesses dos madeirenses e porto-santenses, na construção de uma alternativa de governação", escreve.

Na mesma informação, o PS/Madeira enfatiza que a bancada do partido no parlamento regional vai "manter a mesma motivação de continuar num trabalho que já leva dois anos".

Ainda agradece ao líder socialista demissionário, Paulo Cafôfo, "o seu contributo indelével na procura da alternância democrática na Região e incansável trabalho em prol da melhoria da democracia, autonomia e qualidade de vida dos madeirenses e porto-santenses".

Nas eleições autárquicas do passado domingo, o PS sofreu uma pesada derrota, tendo perdido a Câmara Municipal do Funchal, que foi governada nos últimos oito anos por uma coligação encabeçada pelo partido.

O PSD, coligado com o CDS, conseguiu reconquistar o principal município da Madeira com maioria absoluta e elegeu Pedro Calado, ex-vice-presidente do Governo Regional e anterior autarca, como novo presidente da câmara.

Esta coligação também tem maioria absoluta na Assembleia Municipal do Funchal e passou a governar nove das 10 freguesias do concelho.

Leia Também: Autárquicas: Paulo Cafôfo demite-se de presidente do PS/Madeira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório