Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

PAN em Setúbal: Pais devem escolher escola para filhos com deficiência

 A cabeça de lista do PAN à presidência da Câmara de Setúbal, Paula Costa, defendeu na segunda-feira que os pais de crianças portadoras de deficiência devem ter uma palavra importante na escolha das escolas dos filhos.

PAN em Setúbal: Pais devem escolher escola para filhos com deficiência
Notícias ao Minuto

06:53 - 21/09/21 por Lusa

Política Autárquicas

"A opção tem que ser dos pais, a opção tem que ser dos utentes", defendeu Paula Esteves da Costa após uma reunião com a direção APPACDM (Associação Portuguesa De Pais E Amigos Do Cidadão Deficiente Mental) de Setúbal, em que também participou a líder do PAN, Inês de Sousa Real.

"As escolas públicas são chamadas a dar opinião, mas, como isso não ajuda às estatísticas, decidem que não querem fazer o encaminhamento dessas crianças [para escolas de ensino especial como a APPACDM], porque isso lhes pode trazer uma avaliação negativa, porque estão a assumir que não têm condições para aceitar um aluno para inclusão", disse.

Por outro lado, Paula Costa afirmou-se surpreendida com as dificuldades que a associação (APPACDM de Setúbal) tem neste momento, que considera serem "graves e inacreditáveis".

"Eles [APPACDM] não têm saneamento. É uma ecoescola e o município nem sequer cá pôs um ecoponto. É inacreditável ouvirmos estas situações. Não terem resposta a nível do município, não terem respostas a nível do Ministério da Educação para que sejam reconhecidos pelo trabalho que fazem", lamentou a cabeça de lista do PAN em Setúbal.

Paula Costa disse ainda que o PAN, tanto a nível nacional como em Setúbal, vai lutar para melhorar as condições destes estabelecimentos de ensino especial que reconheceu serem fundamentais para o desenvolvimento de muitas crianças e para o equilíbrio das famílias, mas que muitas vezes não são reconhecidas pelo trabalho que fazem.  

Nas eleições autárquicas de 26 de setembro, Paula Esteves da Costa terá como adversários André Martins (CDU), Fernando José (PS), Fernando Negrão (PSD), Pedro Conceição (CDS-PP), Fernando Pinho (BE), Carlos Cardoso (IL) Luís Maurício (Chega), Carina de Deus (RIR/PDR Todos Somos Setúbal) e Fidélio Guerreiro (NC/PPM Amar Setúbal).

A CDU, coligação que junta PCP e PEV, governa a Câmara de Setúbal com maioria absoluta, com um total de sete eleitos, liderados por Maria das Dores Meira, que está prestes a terminar o terceiro e último mandato em Setúbal e que este ano é cabeça de lista da CDU em Almada.

O PS é atualmente a segunda força política do concelho de Setúbal, com três vereadores, e o PSD tem um.

Leia Também: "Não fiquem em casa", pede Catarina Martins a jovens e mais velhos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório