Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Autárquicas. BE entregou listas no tribunal para candidatura a Faro

O Bloco de Esquerda (BE) entregou no Tribunal de Faro a lista de candidatos ao concelho de Faro para as eleições autárquicas do próximo mês de setembro, uma candidatura que decorre sob o lema "Faro, a casa de todos".

Autárquicas. BE entregou listas no tribunal para candidatura a Faro
Notícias ao Minuto

10:12 - 03/08/21 por Lusa

Política Autárquicas

A lista do BE à autarquia é encabeçada pelo médico Aníbal Coutinho, diretor do serviço de Urologia do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), e à Assembleia Municipal por Célia Gonçalves, investigadora na Universidade do Algarve, divulgou o partido em comunicado.

"No total, o partido apresentou mais de meia centena de candidatos, entre militantes e independentes, homens e mulheres, jovens estudantes, jovens adultos e seniores, naturais de um largo espetro da sociedade farense, para este ato eleitoral marcado para o próximo dia 26 de setembro", lê-se na nota.

O mandatário da candidatura a Faro do BE, Manuel Dias Afonso, professor do ensino secundário aposentado e militante do partido, mostrou-se, no ato de entrega das listas, orgulhoso "na qualidade, na seriedade e no empenho de todos os candidatos".

A candidatura, que se apresenta sob o lema "Faro, a casa de todos" é, segundo o mandatário, "não o significado da atual situação", mas antes "um projeto que para ser realizado precisa de combater várias exclusões": os excluídos da mobilidade, da habitação, da cidadania da cidade e do concelho.

Às assembleias de freguesia da União de Freguesias de Faro e do Montenegro concorrem as listas lideradas pelo 'designer' Nuno Viana e pelo professor universitário José Moreira, respetivamente.

Apesar de já ter feito parte da lista do partido em eleições autárquicas anteriores, o cabeça de lista à Câmara de Faro, Aníbal Coutinho, de 58 anos, estreia-se agora na candidatura à presidência da autarquia.

Nascido no Cartaxo, no distrito de Santarém, mudou-se para as Caldas da Rainha, Leiria, com um ano, onde fez o percurso letivo até rumar a Coimbra para se formar em Medicina. Há mais de 30 anos que reside em Faro, onde criou família.

A Câmara de Faro é liderada desde 2009 pelo PSD, primeiro com Macário Correia, depois com Rogério Bacalhau, ex-vice-presidente que o substituiu quando foi condenado a perda de mandato, antes de concorrer como primeiro candidato em 2013 e vencer as eleições.

Em 2017, Rogério Bacalhau conseguiu a reeleição e agora tenta ser escolhido para um terceiro e último mandato à frente do município algarvio.

Na 'corrida' à Câmara de Faro estão Rogério Bacalhau (PSD/CDS-PP/IL/MPT/PPM), João Marques (PS), Catarina Marques (CDU), Aníbal Coutinho (BE), Elza Cunha (PAN) e Custódio Guerreiro (Chega).

Nas eleições de 2017, a coligação PSD/CDS-PP/MPT/PPM obteve 43,94% dos votos, alcançando maioria absoluta no executivo, com cinco vereadores.

O PS conseguiu obter 38,06% dos votos, garantindo os restantes quatro vereadores.

A CDU, com uma votação de 7,38%, perdeu o vereador que tinha assegurado em 2013 e o BE foi a quarta força mais votada com 3,06%, sem vereadores.

Leia Também: Único restaurante na ilha Deserta, em Faro, reabre depois de incêndio

Recomendados para si

;
Campo obrigatório