Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Autárquicas: CDU candidata bombeira Ema Gomes à Câmara da Sertã

Ema Gomes, 28 anos, bombeira voluntária em Cernache do Bonjardim, é a candidata da Coligação Democrática Unitária (CDU) à Câmara Municipal da Sertã, tendo destacado "a qualidade de vida das populações e o ambiente" como "questões centrais".

Autárquicas: CDU candidata bombeira Ema Gomes à Câmara da Sertã
Notícias ao Minuto

20:04 - 29/07/21 por Lusa

Política Autárquicas

Em declarações à Lusa, Ema Gomes, militante e membro do Conselho Nacional do Partido Ecologista os Verdes (PEV) disse que a sua candidatura e a de Hugo Simões, este último como cabeça de lista à Assembleia Municipal, representa uma "força portadora de uma alternativa para a Sertã, onde a qualidade de vida das populações e o ambiente são questões centrais".

Tendo lembrado que o município da Sertã (Castelo Branco) "é desde o 25 de Abril gerido ou pelo PSD ou pelo PS", com "gestões marcadas por opções políticas que favorecem os grandes interesses e grandes negócios, a candidata disse que os mesmo têm "ignorado por completo as necessidades e os problemas do território, como é o caso dos incêndios florestais e o desinteresse dos órgãos autárquicos pela melhoria das acessibilidades rodoviárias".

Segundo disse Ema Gomes, "a Sertã precisa do reforço da CDU, uma força política marcada pelo trabalho, honestidade e competência", e que "prima no país e na Sertã por valorizar os serviços públicos, defender os trabalhadores, promover a qualidade de vida da população, dinamizar a produção local e o comércio tradicional, fomentar políticas de habitação para todos, assegurar o transporte público coletivo" e "lutar pela reposição das freguesias extintas".

A candidata, que apresenta como objetivo "reforçar a votação obtida em 2017 e o número de eleitos nos órgãos autárquicos", onde não tem representatividade, destacou ainda como "marca do trabalho da CDU nas autarquias", o "preservar o ambiente e os ecossistemas, despoluir os rios e ribeiras, proteger os animais, assegurar a salubridade dos espaços públicos, apoiar a cultura, e garantir o desenvolvimento económico-social, entre muitas outras intervenções".

Ema Gomes, 28 anos, membro do Conselho Nacional do Partido Ecologista os Verdes desde 2015, foi candidata à Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Castelo Branco nas eleições legislativas de 2015 e 2019.

Desde 2009 que é bombeira voluntária na corporação de Bombeiros de Cernache do Bonjardim, tendo sido coordenadora do Núcleo de Proteção Civil da Escola Superior Agrária de Castelo Branco, entre 2012 e 2013, e frequentado na mesma Instituição a Licenciatura em Engenharia de Proteção Civil.

Hugo Simões, 29 anos, natural de Outeiro da Lagoa (Sertã), é técnico de gestão informática e comercial na área do imobiliário e seguros e assume o lugar de cabeça de lista à Assembleia Municipal da Sertã.

Membro do Conselho Nacional do PEV, tem participado e colaborado em vários projetos e movimentos associativos ligados à conservação da natureza, defesa do património e valorização do turismo, bem como em associações recreativas locais.

O atual presidente da Câmara Municipal da Sertã, José Farinha Nunes (PSD), eleito há 12 anos, não se recandidata por força da lei de limitação de mandatos.

Além de Ema Gomes, pela CDU, já foram anunciados os nomes de Carlos Miranda, como cabeça de lista pelo PS, de Paulo Farinha Luís, pelo PSD, e António Manuel Coelho, pelo BE.

Nas últimas eleições autárquicas, o PSD elegeu cinco elementos para o executivo e o PS dois.

As eleições autárquicas estão agendadas para o dia 26 de setembro.

Leia Também: Cabe ao Governo tomar providências para tribunais receberem candidaturas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório