Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

PCP exige medidas para que o próximo ano letivo comece "com normalidade"

O PCP exigiu hoje ao Governo um conjunto de medidas para que o próximo ano letivo possa começar "com normalidade", criticando que o Plano de Recuperação de Aprendizagens seja "pouco desenvolvido e de objetivos pouco claros".

PCP exige medidas para que o próximo ano letivo comece "com normalidade"
Notícias ao Minuto

13:11 - 26/07/21 por Lusa

Política Escola

Numa declaração sobre a necessidade de recuperar os atrasos nas aprendizagens, Jorge Pires, da Comissão Política do PCP, defendeu que "a evolução da epidemia em Portugal tornou mais visíveis os problemas, alguns deles estruturais, com que a escola pública se vem confrontando há muito".

Os comunistas exigem ao Governo socialista "as medidas necessárias para que o próximo ano letivo se inicie com normalidade", não só para a recuperação de aprendizagens necessária devido à pandemia de covid-19 como para o reforço da própria escola pública.

Em relação ao Plano de Recuperação de Aprendizagens para o próximo ano letivo apresentado pelo Governo no início de julho, Jorge Pires criticou "um plano de intenções, pouco desenvolvido e de objetivos pouco claros", que, acusa, foi "elaborado à revelia de quem tem o conhecimento real da situação".

"Ainda que, após a sua apresentação, o Ministério da Educação tivesse promovido uma aparente audição das organizações representativas da comunidade educativa, ela não levou o Ministério a alterar o projeto que elaborara, ficando por responder às muitas questões levantadas por organizações sindicais, associações de dirigentes escolares ou pelo movimento associativo de pais", lamentou.

Outra das críticas é o facto de, dos 900 milhões anunciados pelo Governo para dois anos, "apenas 140 milhões são dirigidos aos trabalhadores o que é manifestamente pouco".

Entre as medidas que o PCP exige agora ao executivo socialista na área da educação está a redução do número de alunos por turma, a flexibilização da organização das turmas e o "reforço efetivo de horas atribuídas às escolas para o desenvolvimento de tutorias e mentorias".

Reforçar os "meios destinados a uma educação verdadeiramente inclusiva" e criar "equipas multidisciplinares específicas ou reforço significativo das existentes para que articulem os Planos de Recuperação" é outro dos pedidos.

O PCP quer ainda que sejam contratados, com vínculo efetivo, "todos os trabalhadores indispensáveis para responder às necessidades permanentes das escolas", defendendo a "alteração da norma travão que bloqueia o acesso aos quadros e à carreira docente, eliminação das quotas de avaliação e do regime de vagas que impede a progressão na carreira".

A alteração da portaria dos rácios e a conclusão de todos os processos do PREVPAP são outras das medidas que os comunistas consideram "urgentes e necessárias".

Leia Também: PCP regista papel de Otelo no 25 de Abril

Recomendados para si

;
Campo obrigatório