Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Ferro repudia identificação "inaceitável" de deputada em notícia da Lusa

O presidente da Assembleia da República expressou hoje "repúdio" em relação à maneira, "a todos os títulos inaceitável", como foi identificada a deputada do Partido Socialista Romualda Fernandes numa notícia publicada pela agência Lusa na quinta-feira.

Ferro repudia identificação "inaceitável" de deputada em notícia da Lusa
Notícias ao Minuto

19:51 - 14/05/21 por Lusa

Política Aseembleia

Na sua mensagem, Eduardo Ferro Rodrigues "expressa o seu repúdio à forma, a todos os títulos inaceitável, como foi identificada, na notícia da Lusa, a deputada Romualda Fernandes, do Partido Socialista".

O presidente do parlamento referiu que, apesar de a agência Lusa, assim como "os demais órgãos de comunicação social que reproduziram a notícia, a terem prontamente corrigido e pedido desculpas à visada", importa assegurar que "situações lamentáveis como esta não se voltem a repetir".

Ferro Rodrigues manifestou também à deputada socialista Romualda Fernandes e ao grupo parlamentar do PS "total solidariedade, institucional e pessoal".

A Direção de Informação da Lusa divulgou uma nota aos clientes ao início da madrugada de hoje a lamentar "profundamente" a difusão desta notícia, na quinta-feira, em que a deputada do PS foi identificada "de modo inaceitável, contra todas as regras éticas e profissionais constantes do Código Deontológico dos Jornalistas e do Livro de Estilo da Lusa".

A nota acrescentava que a Direção de Informação iria "proceder a uma averiguação sobre o que aconteceu" e apresentava as "desculpas à deputada, ao Partido Socialista" e a "todos os clientes e leitores" da agência.

Hoje, a Direção de Informação informou que aceitou o pedido de demissão do editor de Política e que, "tendo em vista o dano moral e reputacional provocado na imagem da agência, instaurou um processo de averiguações" ao jornalista que redigiu a notícia, para "averiguar as circunstâncias" em que foi elaborada.

Leia Também: "A Lusa não é isto". Jornalistas repudiam "insulto" à deputada Romualda

Recomendados para si

;
Campo obrigatório