Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

"De injustiça em injustiça mais se enterra o PS na negação socranetista"

Ana Gomes reagiu às palavras de Ana Catarina Mendes na sequência de João Cravinho ter afirmado que a visão política de Sócrates (e do seu Governo) "era de não combate à corrupção".

"De injustiça em injustiça mais se enterra o PS na negação socranetista"
Notícias ao Minuto

17:27 - 29/04/21 por Notícias ao Minuto

Política Ana Gomes

"De 'injustiça' em 'injustiça' mais se enterra o Partido Socialista na negação socranetista...". Foi com esta frase que Ana Gomes, socialista e ex-diplomata, reagiu às palavras de Ana Catarina Mendes, pelo facto de a líder parlamentar do PS ter considerado "injustas" as declarações de João Cravinho. 

De recordar que, em entrevista ao programa 'Polígrafo SIC', o ex-ministro de António Guterres e autor de um Plano Anticorrupção que terminou travado pelo PS, considerou que "independentemente de todo e qualquer juízo pessoal, tomando para centro a visão política, a convicção política, os atos políticos de José Sócrates como primeiro-ministro e como secretário-geral do PS, a visão política dele era de não combate à corrupção".

A resposta de Ana Catarina Mendes não se fez esperar e, na 'Circulatura do Quadrado', da TVI, onde é presença habitual, a socialista disse serem "injustas" as afirmações de João Cravinho sobre a atuação do Partido Socialista no combate à corrupção entre 2005 e 2009. 

"São afirmações injustas, porque acompanhei, na altura, e várias das propostas de João Cravinho não só foram adotadas, como algumas até deram passos maiores", disse a líder parlamentar, dando como exemplo a proposta da Comissão de Prevenção da Corrupção que veio de João Cravinho e que culminou no Conselho de Prevenção da Corrupção.

No espaço de comentário, a líder parlamentar disse ainda que é preciso distinguir aquilo que é a perceção da realidade no que toca à ideia de que "Portugal é um país de corruptos". A socialista  argumentou que, com base nos indicadores do Banco Mundial e no "estado da arte", entre os países do Sul da Europa, "Portugal é o que está melhor no combate à corrupção"

Também confrontada com as declarações do ex-ministro, e em entrevista à TSF, a socialista Constança Urbano de Sousa afirmou que João Cravinho está "com a memória um pouco afetada" e garantiu que o partido está "de consciência tranquila". 

Leia Também: José Sócrates? "A visão política dele era de não combate à corrupção"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório