Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 19º

Ex-líder do Chega/Porto suspenso do partido. Expulsão vai ser proposta

José Lourenço foi um dos homens de confiança de André Ventura no Chega!. Comissão de Ética aprovou "suspensão provisória".

Ex-líder do Chega/Porto suspenso do partido. Expulsão vai ser proposta
Notícias ao Minuto

14:01 - 27/04/21 por Notícias ao Minuto

Política Chega!

José Lourenço chegou a ser líder do Chega! no Porto e um dos homens de confiança de André Ventura mas, agora, está suspenso. A Comissão de Ética vai, até, propor que o militante seja expulso.

Num comunicado publicado esta segunda-feira, o Chega! esclarece que a Comissão de Ética informa que foi "aprovada a suspensão provisória do militante José Lourenço por um período de 90 Dias e vai ser proposta a sua expulsão ao Conselho de Jurisdição"

José Lourenço, de acordo com a mesma nota, não pode, assim, tomar parte na 'vida' do Chega!. "Mais se informa que a suspensão provisória do militante tem ainda efeitos quanto a todos os mandatos e funções do visado, bem como quanto à sua capacidade eleitoral ativa e passiva", é ainda apontado. 

A decisão de suspensão e possível expulsão foi tomada ao abrigo da Diretiva n.º 3/2020 - conhecida como 'Lei da Rolha' - em que se descreve que a "referência ofensiva a membros ou dirigentes do partido, seja em que contexto for, incluindo de defesa pessoal ou de terceiros, em detrimento de ser feita nos órgãos próprios, implica a imediata suspensão de todos os cargos e funções, bem como da militância, pelo período mínimo de 30 dias".

Em janeiro deste ano, recorde-se, José Lourenço, um dos 'generais' de André Ventura no Chega! e líder da Comissão Política da Distrital do Porto, demitiu-se das funções alegando "motivos de ordem pessoal". Numa mensagem publicada nas redes sociais, afirmou que saía "de consciência tranquila" e "com o sentido de dever cumprido".

Leia Também: Pedro Borges de Lemos é candidato do Chega em Torres Vedras

Recomendados para si

;
Campo obrigatório