Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Suzana Garcia? "Se não fosse perfil certo, não teríamos aprovado"

O líder do PSD, Rui Rio, disse esta terça-feira que se Suzana Garcia não tivesse o perfil para a corrida à Câmara Amadora não teria sido aprovada, esclarecendo que os crivos mudam conforme os cargos e concelhos em causa numa candidatura.

Suzana Garcia? "Se não fosse perfil certo, não teríamos aprovado"
Notícias ao Minuto

20:52 - 13/04/21 por Lusa

Política Autárquicas

"Se não fosse o perfil certo para Amadora, seguramente não teríamos aprovado", disse depois de questionado sobre se o PSD tem dois pesos e duas medidas nas escolhas dos candidatos, isto depois do coordenador autárquico do PSD, José Silvano, ter argumentado que Suzana Garcia "não se candidata à Assembleia da República para legislar".

"O que ele disse foi que o crivo que se faz para uma candidatura a uma autarquia, não é exatamente o mesmo crivo que se faz para uma candidatura à Assembleia da República. E não estou a falar da pessoa em concreto, estou a falar das regras", referiu Rui Rio.

O presidente do PSD, que falava aos jornalistas no Porto à margem de uma conferência de imprensa sobre medidas para travar a pandemia da covid-19 em Portugal, acrescentou que o crivo que faz para uma candidatura a um concelho "não é rigorosamente igual ao crivo para uma candidatura de um concelho de perfil diferente", somando ao exemplo o crivo para candidaturas a cargos diferentes.

"O perfil que se requer para candidato à Câmara do Porto, não é exatamente igual ao que se possa requerer à câmara de Lousada, Baião ou Matosinhos. O perfil para um autarca ou para a Assembleia da República é diferente", disse.

A 7 de abril, na apresentação de mais 53 candidatos autárquicos, a escolha para a Amadora da advogada e ex-comentadora televisiva dominou a conferência de imprensa, tendo o coordenador autárquico do PSD, José Silvano, referido que Suzana Garcia é a "candidata mais indicada para ganhar" a Câmara Municipal de Amadora e que as suas posições públicas não põem em causa os valores sociais-democratas.

"A posição da Suzana Garcia - que não se candidata à Assembleia da República para legislar, mas para a Câmara da Amadora - é uma posição que, no entender do PSD e que ela própria explica, não é de castração química, mas uma terapia medicamentosa de controlo da libido e apenas para reincidentes pedófilos", disse o coordenador autárquico.

As eleições autárquicas têm de ser marcadas pelo Governo para o período entre 22 de setembro e 14 de outubro.

Em Portugal há 308 municípios (278 no continente, 19 nos Açores e 11 na Madeira), e 3.092 juntas de freguesia (2.882 no continente, 156 nos Açores e 54 na Madeira).

Leia Também: Rio afirma ser desejável que Regiões excluam Chega de coligações

Recomendados para si

;
Campo obrigatório