Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Aprovada moção para fiscalizar estacionamento de velocípedes em Lisboa

Moção foi aprovada mas alínea que atribuía à Polícia Municipal a responsabilidade de fiscalizar o cumprimento das normas de estacionamento de velocípedes foi rejeitada.

Aprovada moção para fiscalizar estacionamento de velocípedes em Lisboa
Notícias ao Minuto

12:30 - 03/04/21 por Notícias ao Minuto

Política PSD

Foi aprovada em reunião da Câmara Municipal de Lisboa uma moção para o reforço e controlo do cumprimento das normas de circulação e do trânsito rodoviário na cidade de Lisboa no que aos velocípedes diz respeito.

A moção foi apresentada pela vereadora do PSD, Teresa Leal Coelho, e visa a fiscalização do cumprimento das normas de estacionamento de bicicletas e trotinetes com o objetivo de desincentivar e combater o estacionamento desordenado de velocípedes nos passeios.

A moção visa que as empresas de aluguer de velocípedes que operam na cidade de Lisboa, incentivem, garantam e controlem o estacionamento ordenado dos seus veículos. 

A proposta apresentada pela social democrata lembra que o incumprimento sistemático das regras de trânsito por parte de condutores de trotinetes e bicicletas  está a aumentar a preocupação dos lisboetas. 

"Apesar do estipulado no Código da Estrada no que diz respeito aos direitos e deveres dos condutores deste tipo de veículos, estas regras nem sempre são cumpridas na cidade de Lisboa, onde existem velocípedes que tanto circulam pelo passeio, como na faixa esquerda ou em contramão", pode ler-se no documento e onde se refere ainda que o incumprimento "é lesivo e põe em risco a segurança de todos, sobretudo dos mais vulneráveis, sejam eles peões, ciclistas ou motociclistas".

O documento foi aprovado por maioria, com apenas um voto contra do Bloco de Esquerda.

Leia Também: "Quem o avisa... ". Saiba onde vão estar os radares da PSP em abril

Recomendados para si

;
Campo obrigatório