Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

PSD pede ata de reunião que discutiu capital inicial do Novo Banco

O PSD quer seja enviada com urgência à comissão de inquérito a ata da reunião de 2014 na qual foi discutido o montante do capital inicial do Novo Banco, que juntou Governo, Banco de Portugal e a DGComp.

PSD pede ata de reunião que discutiu capital inicial do Novo Banco
Notícias ao Minuto

23:15 - 12/03/21 por Lusa

Política PSD

Nas duas audições de hoje da comissão eventual de inquérito parlamentar às perdas registadas pelo Novo Banco e imputadas ao Fundo de Resolução, as necessidades de capital do banco de transição que resultou do colapso do BES foi um dos temas que trouxe revelações.

O Banco de Portugal (BdP) entendia, aquando da resolução do BES em 2014, que deveria ter sido prevista uma almofada adicional de capital de 500 milhões de euros para o Novo Banco, adiantou hoje de manhã o atual e antigo diretor de Supervisão Prudencial, Luís Costa Ferreira.

À tarde, na audição do antigo vice-governador do BdP Pedro Duarte Neves, este confirmou que na manhã do dia 03 de agosto de 2014, um domingo, numa reunião com o Governo, o valor que foi apresentado foi 5,5 mil milhões de euros, tendo no final do processo sido decidido que a capitalização do que viria a ser o Novo Banco se cifraria nos 4,9 mil milhões de euros.

Foi durante a audição a Pedro Duarte Neves que a deputada do PSD Sofia Matos anunciou o requerimento dos sociais-democratas, ao qual à agência Lusa teve, entretanto, acesso.

O PSD requer, por isso, que "o Ministério das Finanças e o Banco de Portugal sejam oficiados para remeterem à Comissão de inquérito com urgência a ata da reunião que decorreu em 2014 entre o Ministério das Finanças, o Banco de Portugal e um representante da DG Comp".

"Esta ata poderá ajudar a perceber que entidade ou entidades foram determinantes, isto é, tiveram o papel de decisão na definição do valor da capitalização do Novo Banco que, pelo que foi dado a entender nos trabalhos das inquirições de hoje, poderá revelar um diferencial importante entre o valor que veio a ser decidido e aquele que o Banco efetivamente precisava, aparentemente de montante superior", justifica o requerimento assinado pelo deputado Hugo Carneiro.

Os sociais-democratas querem ainda que Vasco Pereira, que em fevereiro de 2011 era diretor do Departamento de Supervisão Prudencial, seja arrolado "para ser inquirido pela Comissão, no âmbito desta parte inicial dos trabalhos, relacionados com o momento até à Resolução do BES".

Leia Também: "Qualquer ativo que valha é bom que vá para o banco bom"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório