Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Comunicado apagado? É o "Governo a brincar à política como uma criança"

A polémica em torno da nomeação do procurador José Guerra teve esta segunda-feira novos desenvolvimentos, já que a DGPJ acusou a ministra da Justiça, em comunicado, de ter conhecimento dos erros do currículo. Este comunicado foi eliminado e Rui Rio 'atacou' o Governo.

Comunicado apagado? É o "Governo a brincar à política como uma criança"
Notícias ao Minuto

20:06 - 04/01/21 por Filipa Matias Pereira

Política PSD

Rui Rio não poupou críticas ao Governo de Costa e, em particular, à ministra da Justiça sobre o caso da nomeação do procurador José Guerra. "O Governo a brincar à política como uma criança", atirou, esta segunda-feira, o líder social-democrata numa publicação na rede social Twitter.

As 'farpas' do presidente do PSD surgem depois de o Ministério da Justiça ter determinado que fosse retirado "do site da DGPJ o comunicado em que estava claro que a ministra da Justiça mentiu, ao dizer que desconhecia a carta que foi para o Conselho da UE com falsidades. Começamos a estar no domínio do patético".

Recorde-se que a Direção Geral da Política de Justiça publicou, esta segunda-feira - já depois de o seu diretor-geral, Miguel Romão, se ter demitido - um comunicado onde assegura que a ministra da Justiça tinha conhecimento da informação sobre o procurador José Guerra enviada para a Representação Permanente de Portugal na União Europeia.

Este comunicado da DGPJ foi entretanto retirado da plataforma da Direção Geral da Política de Justiça por ordem do Ministério da Justiça, como apurou o Expresso e confirmou o Observador. O gabinete de Francisca Van Dunem considerou que a informação divulgada infringia "regras elementares".

O caso de José Guerra, lembre-se ainda, chegou a público depois de vários órgãos de comunicação terem noticiado que, numa carta enviada para a União Europeia (UE), o executivo português apresentou dados falsos sobre o magistrado preferido do Governo para procurador europeu, José Guerra - após indicação do Conselho Superior do Ministério Público -, depois de um comité de peritos ter considerado Ana Carla Almeida a melhor candidata para o cargo.

Leia Também: Gabinete de Van Dunem sabia de "conteúdo integral", acusa DGPJ

Recomendados para si

;
Campo obrigatório