Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

"A culpa foi de quem matou barbaramente o ucraniano"

Um artigo de opinião assinado por Joaquim Jorge, biólogo e fundador do Clube dos Pensadores.

"A culpa foi de quem matou barbaramente o ucraniano"
Notícias ao Minuto

13:49 - 11/12/20 por Notícias Ao Minuto

Política Artigo de opinião

"A propósito da demissão de Cristina Gatões, diretora do SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras), passaram 9 meses da morte do cidadão ucraniano, no centro de Instalação Temporária do Aeroporto de Lisboa.

O que se passou é digno de um filme de terror, com agressões, espancamento e tortura que culminou na morte de Ihor Oksana Homenyuk.

Apercebi-me ao ver o início do telejornal de ontem, que pedem a demissão de Eduardo Cabrita. Então quem está à frente do SEF e responde por isso não é a diretora do SEF?

Eduardo Cabrita tem alguma culpa pela forma como as coisas foram tratadas? Eduardo Cabrita que gere um ministério deveras complicado, em que os incêndios atingem o expoente máximo de importância, só errou numa coisa. Exigia à diretora explicações cabais, de seguida, tomava a decisão de a demitir.

Eduardo Cabrita que me parece boa pessoa, ao não demitir em tempo real a diretora, viu sobrar para si este dossier, todavia, daí a tentar culpá-lo pelo sucedido vai uma grande diferença.

A senhora diretora já se devia ter demitido há muito tempo, contudo não nos podemos esquecer de que a culpa foi de quem matou barbaramente o ucraniano.

Agora, um ministro é obrigado a demitir-se e a assumir culpas do que não fez e nada tem que ver com isso!

Em Portugal há muito uma cultura do passa-culpas ou arranjar bodes expiatórios, neste caso, os culpados reais são os funcionários do SEF, que extravasaram as suas competências. E, terminam na diretora que supervisa o serviço de estrangeiros.

A partir daí não entendo a culpa do ministro Eduardo Cabrita neste processo! Nesse caso, a culpa é de António Costa que nomeou Eduardo Cabrita.

De seguida, passaria para Marcelo Rebelo de Sousa que aceitou o nome do ministro Eduardo Cabrita proposto por António Costa para o seu Governo. E que, mais tarde, aceitou a nomeação da diretora do SEF, Cristina Gatões proposta por Eduardo Cabrita.

Claro que nem Marcelo nem Costa nem Cabrita têm culpa do que se passou. A diretora tem em parte, por isso, deveria ter tirado as consequências políticas do que se passou.

Eu por nomear uma pessoa ou escolhê-la não sou responsável pelos seus atos.

É evidente que tem de haver responsabilidades e culpados e esses são os funcionários do SEF.

Infelizmente nada do que aqui se diz traz de volta a vida de Ihor Homenyuk, que tanta falta faz à sua família.

Há uma tendência em Portugal para demonizar certas coisas e deixar passar em claro outras."

Recomendados para si

;
Campo obrigatório