Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 19º

Portugueses 'despedem' Passos e Seguro e querem Rio e Costa

Rui Rio é o preferido dos portugueses para liderar o PSD. Pedro Passos Coelho é a terceira opção, ficando atrás da antiga líder social-democrata Manuela Ferreira Leite. A conclusão é de uma sondagem do jornal i/Pitagórica que questionou mais de 500 pessoas.

Portugueses 'despedem' Passos e Seguro e querem Rio e Costa
Notícias ao Minuto

09:48 - 24/10/12 por Notícias Ao Minuto

Política Sondagens

Para 30% dos portugueses o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Rio, é a melhor pessoa para liderar o PSD. Em segundo lugar nas preferências dos inquiridos surge Manuela Ferreira Leite, a antiga líder do partido, com 15,4 % dos votos. Já o primeiro-ministro e actual dirigente social-democrata, Pedro Passos Coelho, só arrecada a simpatia de 11% dos portugueses. Paulo Rangel, eurodeputado, é último na lista com apenas 6,4% dos votos. Por outro lado, 30% dos inquiridos não manifestaram qualquer opinião.

Questionados ainda sobre qual seria o melhor líder para o PS, o principal partido da oposição, 40% dos portugueses apontou António Costa, presidente da câmara de Lisboa, como a melhor opção. O actual líder, António José Seguro, surge em segundo lugar (18,8%) seguido de Francisco Assis (11,4%) e José Sócrates (4,4%).

Nos restantes partidos da oposição, os portugueses desejam manter as actuais lideranças. Paulo Portas (CDS/PP) reuniu 35,4% dos votos, Jerónimo de Sousa (PCP) 39,8% e Francisco Louçã (BE) foi a preferência de 33,5%.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório