Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

PSD admirado com posição do PS sobre redução das portagens

O PSD de Castelo Branco manifestou hoje "estupefação" face à posição da Federação Distrital do PS, que saudou a redução em 50% do valor das portagens na A23 e A25.

PSD admirado com posição do PS sobre redução das portagens
Notícias ao Minuto

12:06 - 07/12/20 por Lusa

Política Portagens

"Ler as notícias vindas a público, de um comunicado do PS sobre as portagens, com um argumento digno de um filme cómico, é perceber que os seus dirigentes vivem numa realidade paralela, numa bolha partidária distante da dura realidade dos habitantes do distrito de Castelo Branco", refere, em comunicado, Luís Santos, líder da distrital de Castelo Branco do PSD.

A Federação Distrital do PS de Castelo Branco saudou recentemente a redução em 50% do valor das portagens na A23 e A25, e prometeu continuar a lutar pela suspensão dos pagamentos naquelas vias, depois de a Assembleia da República ter aprovado uma proposta de alteração do Orçamento do Estado (OE2021) apresentada pelo PSD para a redução das portagens nas autoestradas A22, A23, A24 e A25, que integram, respetivamente, as concessões do Algarve, da Beira Interior, do Interior Norte e da Beira Litoral/Beira Alta, e que terá início em janeiro, uma vez que os partidos chumbaram a parte que remetia para 01 de julho a entrada em vigor.

A proposta social-democrata prevê um desconto de 50% no valor da taxa de portagem, aplicável em cada transação. A redução aumenta para 75% no caso dos veículos elétricos e não poluentes.

Esta parte das propostas de alteração apresentada pelo PSD foi aprovada com os votos contra de PS e IL, a abstenção do PAN e os votos a favor dos restantes.

Face à posição assumida publicamente pela Federação Distrital socialista, os sociais-democratas manifestaram a sua "estupefação" e perguntam "qual a redução efetiva no preço das portagens entre 2015 e 2019? E entre 2020 e 2021? Os beirões sentiram esse desconto nos seus bolsos?".

"Durante estes seis anos, a única proposta que irá alterar e reduzir significativamente o valor das portagens teve o voto contra dos três deputados do PS. Uma de Castelo Branco (Hortense Martins), um da Covilhã (Nuno Fazenda) e a outra deputada do Fundão (e vereadora do município do Fundão, Joana Bento)", lê-se na nota.

Os sociais-democratas concluem que, se os socialistas não defendem os interesses do distrito, "o melhor que a Federação Distrital do PS faz é continuar calada".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório