Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Marcelo "não vê como problema a posse de um governo dependente do Chega"

A bloquista Marisa Matias acusa o Presidente da República de não estar a "proteger a Constituição".

Marcelo "não vê como problema a posse de um governo dependente do Chega"
Notícias ao Minuto

15:16 - 10/11/20 por Notícias ao Minuto

Política Marisa Matias

Marisa Matias, eurodeputada do Bloco de Esquerda e candidata à Presidência da República, criticou a posição de Marcelo Rebelo de Sousa sobre o acordo firmado entre PSD e o Chega nos Açores.

"Regista-se que o Presidente da República não vê como um problema a posse de um governo dependente do Chega. O Presidente tem a obrigação de proteger a Constituição. Não está a fazê-lo", acusa a bloquista, num texto divulgado esta terça-feira, na sua página oficial do Facebook.

Marisa Matias justifica a posição argumentando que o Representante da República nos Açores - que "decidiu chamar PSD, CDS e PPM a formar governo, por ter recebido um texto de acordo entre o PSD e o Chega" - é nomeado pelo Chefe de Estado e "responde-lhe diretamente".

Até ao momento, Marcelo Rebelo de Sousa não se pronunciou sobre o acordo formado entre o PSD e o Chega. 

O representante da República no arquipélago, Pedro Catarino, indigitou no sábado o líder do PSD/Açores, José Manuel Bolieiro, presidente do Governo Regional, na sequência das eleições de 25 de outubro, justificando a medida com o facto de a coligação PSD/CDS-PP/PPM (26 deputados) ter o apoio parlamentar do Chega (dois deputados) e do Iniciativa Liberal (um deputado), garantindo assim maioria absoluta no hemiciclo regional, com 29 dos 57 lugares.

A instalação da Assembleia Legislativa está marcada para 16 de novembro. Habitualmente, o Governo Regional toma posse, perante o parlamento, no dia seguinte.

Depois da tomada de posse, o programa do executivo terá de ser entregue na Assembleia Legislativa em 10 dias.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório