Meteorologia

  • 09 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

CCDR: BE vota em branco nas eleições dos presidentes em forma de protesto

Os eleitos do BE em Lisboa vão votar hoje em branco nas eleições para os presidentes das comissões de coordenação e desenvolvimento regional (CCDR), como forma de protesto ao processo de voto.

CCDR: BE vota em branco nas eleições dos presidentes em forma de protesto
Notícias ao Minuto

16:32 - 13/10/20 por Lusa

Política CCDR

"Os eleitos do Bloco de Esquerda na autarquia de Lisboa irão declarar a sua oposição ao processo de escolha das presidências das CCDR pelos partidos do Bloco central através de um voto em branco", anuncia o partido em comunicado.

Mais de 10.000 autarcas podem eleger hoje pela primeira vez, através de colégios eleitorais regionais, os cinco presidentes das comissões de coordenação e desenvolvimento regional (CCDR), que eram até agora nomeados pelo Governo.

Além da votação dos colégios eleitorais, constituídos pelos membros dos executivos e das assembleias municipais de cada câmara das regiões Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve, os presidentes das 278 câmaras do continente elegem também um dos dois vice-presidentes das estruturas da região a que pertencem.

Para o BE, "independentemente do perfil técnico-político das figuras propostas pelo PS e PSD, este conluio de dois partidos políticos põe em causa uma dos principais marcas do voto democrático, a possibilidade de os eleitores (no caso as/os deputadas/os municipais) poderem exercer o acompanhamento e avaliação do trabalho das presidências das CCDR".

O Bloco lamenta que os membros das assembleias municipais estejam "limitados a legitimar com o seu voto as candidaturas definidas pelo PS e PSD".

"Conforme realçou a Mesa Nacional do BE, este modo de designação das presidências das CCDR reforça o centralismo e assegura o controlo pelo PS e PSD da distribuição dos fundos comunitários, pelo que os autarcas do BE do município de Lisboa vão estar presentes na reunião extraordinária da assembleia municipal e irão exprimir a sua oposição ao processo através do voto em branco, reafirmando a sua defesa duma regionalização democrática que combata as desigualdades territoriais e reforce a coesão social no país", é ainda salientado no comunicado.

As eleições indiretas decorrem em simultâneo entre as 16h00 e as 20h00.

As CCDR são serviços desconcentrados da Administração Central, dotados de autonomia administrativa e financeira, incumbidos de executar medidas para o desenvolvimento das respetivas regiões, como a gestão de fundos comunitários.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório