Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Vereadores acusam autarca de Felgueiras de prepotência e arrogância

Os vereadores do PSD na Câmara de Felgueiras acusaram hoje o presidente Nuno Fonseca de já não ter paciência para as reuniões do executivo e revelar "cada vez mais prepotência e arrogância".

Vereadores acusam autarca de Felgueiras de prepotência e arrogância
Notícias ao Minuto

11:06 - 02/10/20 por Lusa

Política Felgueiras

"O PSD lamenta a postura cada vez mais autoritária do presidente de Câmara, desmascarando-se que o poder lhe subiu à cabeça e que foge cada vez mais ao debate sobre os assuntos que preocupam os felgueirenses", lê-se num comunicado enviado à Lusa.

Esta posição do PSD ocorre após os seus quatro eleitos na câmara terem abandonado a reunião do executivo, de maioria socialista, que se realizou na quinta-feira.

No comunicado, os vereadores da oposição acrescentam que, "perante as questões colocadas sobre a sobrelotação dos transportes escolares, um assunto importante e atual para os felgueirenses, Nuno Fonseca foge à responsabilidade, destrata os vereadores do PSD e revela falta de cultura democrática".

Para o PSD, "Nuno Fonseca revelou, mais uma vez, impreparação para o exercício do cargo e decidiu terminar a discussão sobre a sobrelotação dos transportes escolares", tendo-o feito "ao estilo quero, posso e mando".

"Os vereadores do PSD dão contributos e solicitam esclarecimentos, muitas vezes através de requerimentos, a que a maioria se esquiva e não cumpre a lei", criticam ainda os eleitos social-democratas, assinalando que "a oposição continuará a desempenhar o seu papel" e que é "fundamental" haver "resistência a estas atitudes e contraditório a quem governa o concelho".

Sobre este caso, o presidente da Câmara, Nuno Fonseca, lamentou hoje que os vereadores do PSD tenham abandonado a reunião do executivo, "faltando ao respeito ao órgão e aos cidadãos que os elegeram".

À Lusa, o presidente disse refutar a acusação social-democrata de "prepotência" e "arrogância", referindo que procurou, "pacientemente, prestar todos os esclarecimentos" e que,"após uma longa e inconsequente discussão", teve de dar por concluído o assunto, para evitar "a degradação do ambiente".

Criticou, também, o "tom pouco urbano" e o "tipo de linguagem a que recorrem por vezes alguns vereadores da oposição", porventura, disse, "incomodados com o trabalho que o executivo tem realizado para resolver tantos problemas deixados pelo PSD".

O chefe do executivo atribuiu aquele comportamento da oposição "ao nervosismo que se observa" por esta altura, "entre os vereadores e outras pessoas da oposição", curiosamente, sublinhou, no dia em que se assinalava o terceiro aniversário da vitória eleitoral autárquica do "Sim Acredita", que afastou o PSD do poder.

A concluir, Nuno Fonseca acentua que, ao contrário do que aconteceu nos oito anos de governação do PSD, "as atuais reuniões de câmara são todas públicas" e têm sido realizadas sessões descentralizadas nas freguesias, "revelando o espírito de abertura, de diálogo e de transparência da equipa da atual gestão camarária perante todos os felgueirenses".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório